sexta-feira, 29 de julho de 2011

RANKING BENCHMARKING APRESENTOU OS DETENTORES DAS MELHORES PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE DO ANO 2011

Casa Cheia, autoridades e personalidades presentes marcaram o encerramento da 4 FIBoPS

O Secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Bruno Covas, fez uma breve saudação aos organizadores e ao publico presente, um seleto publico de aproximadamente 300 pessoas que conheceram com exclusividade o Ranking Benchmarking, pioneiro em práticas de sustentabilidade com 9 edições já realizadas.

Empresas e Gestores Benchmarking Comemoram a conquista do reconhecimento de Detentores das Melhores Práticas de Sustentabilidade do ano, e posam para uma foto de registro histórico.

Nesta edição tivemos 28 cases selecionados de empresas e instituições de 07 diferentes estados brasileiros. Os cases foram avaliados por 15 especialistas de 6 diferentes países.

Na foto ao lado, momento de expectativa do evento, onde os Diretores da Itaipu esamira_ambev_itaipu Ambev (Nelton Friedrich e Ricardo Rolim), 1º e 2º colocados no Ranking Benchmarking 2011, aguardam ansiosos pelo anuncio ao lado de Samira Crespo, Secretária de Articulação Institucional e Cidadania do Ministério do Meio Ambiente.
RANKING BENCHMARKING ENCERRA COM CHAVE DE OURO A 4FIBoPS, EM SÃO PAULO

Ontem, 28 de Julho, no Centro de Eventos São Luis, em São Paulo, com a presença de ilustres convidados e autoridades presentes, foi conhecido o Ranking dos Melhores da Gestão Socioambiental Brasileira de 2011. Um seleto publico de aproximadamente 300 pessoas tiveram o privilégio de conhecer com exclusividade a classificação deste pioneiro Ranking de Sustentabilidade que está em sua 9 (nona) Edição.

Dos quase 100 inscritos, apenas 28 organizações obtiveram o índice técnico para integrar o Ranking Benchmarking 2011. As práticas inscritas foram avaliadas por uma comissão técnica de 15 especialistas de vários países, que pontuaram os modelos gerenciais destes cases, sem ter acesso ao nome da organização.

Marilena_encerramentoEstiveram presente prestigiando a solenidade, autoridades e convidados especiais: Samira Crespo, Secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, representando a Sra Izabella Teixeira, Ministra do Meio Ambiente. Bruno Covas, Secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Dra Consuelo Yatusuda Yoshida, Desembargadora Federal – Tribunal Regional Federal da 3ª Região, Dr. Paulo Nogueira Neto, primeiro  secretário (com status de ministro) de Meio Ambiente do País.
Na foto acima, Marilena Lavorato, Diretora do Instituto Mais, na abertura da Solenidade.

Todos foram homenageados com a entrega do Livro BenchMais2, uma obra que registra a memória dos 8 anos do Programa Benchmarking com resumos dos 198 cases selecionados até 2010. A obra traz ainda artigos e depoimentos de especialistas, entre eles Lester Brown, reconhecido autor internacional que escreve sobre economia verde há mais de 20 anos, e conta com o prefácio da Ministra do Meio Ambiente, Sra Izabella Teixeira.  

Na foto ao lado, momento em que Dr. Paulo Nogueira Neto foi homenageado pelo Instituto Mais, recebendo das mãos de Bruno Covas, Secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, uma placa de reconhecimento especial, e um livro BenchMais 2 com os cases Benchmarking das ultimas edições, das mãos de Marilena Lavorato, Presidente do Instituto MAIS

Diretores e responsáveis pela gestão de Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Sustentabilidade das empresas vencedoras estiveram presentes para receber o selo, certificado e troféu conferido a Empresa Benchmarking, Detentora das Melhores Práticas de Sustentabilidade do país.

A Solenidade teve na abertura, apresentação da Orquestra Filarmônica do Senai SP, sob a regência do Maestro Thomaz Ferreira Martins, e encerrou com um coquetel de confraternização com um cardápio 100% orgânico. A solenidade Benchmarking reuniu um seleto publico de especialistas, diretores, autoridades e lideranças atuantes em sustentabilidade de cerca de 400 pessoas.


orquestra_11
Momentos Especiais de celebração da solenidade com uma belíssima apresentação da Orquestra Filarmônica SENAI SPcoral_11 composto de 75 musicos,  alunos e ex alunos da entidade. 

Ao lado, uma encantadora apresentação do Coral Unicanto, um projeto de Inclusão Social de Bauru.
O Ranking Benchmarking é apresentado sempre no encerramento da FIBoPS, Feira e Congresso Internacional para o Intercâmbio das Boas Práticas Socioambientais.

A 4ª FIBoPS contou com 63 expositores, 05 patrocinadores, e em 03 dias de realização (26 a 28 de Julho), recebeu aproximadamente 8 mil visitas. A Organização da FIBoPS é feita pelo Instituto Mais – Mais Atitude Instituto Socioambiental

Veja abaixo, o Ranking 2011 dos Melhores da Gestão Socioambiental Brasileira, selecionados pelo Programa Benchmarking Brasil: 
  
Ranking Benchmarking 2011
Detentores das Melhores Práticas de Sustentabilidade


1º Colocado 
Itaipu Binacional
Case: Espaço Rural Sustentável - CAB

2º Colocado
Ambev
Case: Banco Cyan

3º Colocado
Grupo Baram
Case: Alternativa para Resíduos 


4º Colocado
Neoenergia
Case: Projeto Vale Luz NEOENERGIA 

5º Colocado
Fundo Vale
Case: Fundo Vale: um legado para o planeta

6º Colocado
Construtora Andrade Gutierrez
Case: Eco-revestimento de tubulações 

7º Colocado
Celulose Irani
Case: Recuperação APP Riacho da Anta 

8º Colocado
PepsiCo
Case: Gincana Vida Sustentável

9º Colocado
Kinross Brasil Mineração
Case: Revitalização do Córrego Rico

10º Colocado
Concessionária Ecovias dos Imigrantes
Case: Viveiro: Semeando a inclusão

11º Colocado
Cargill Agrícola
Case: Projeto Salto + Limpo


12º Colocado
Walmart Brasil
Case: Comunicação visual sustentável

13º Colocado
ArcelorMittal Tubarão
Case: Biodiversidade e Cinturão Verde

14º Colocado
SABESP
Case: O socioambiental na Corporação

15º Colocado
LLX
Case: Investimento Social Pesca

16º Colocado
Firmenich
Case: Cadeia Sustentável da Copaíba Amazônica

17º Colocado
AGCO - Valtra do Brasil
Case: Projeto Integrado Biodiesel - 100% Biodiesel

18º Colocado
LLX
Case: Relocação Vila do Engenho

19º Colocado
Diageo Brasil
Case: Glass is Good™

20º Colocado
Klabin
Case: Programa Fomento Florestal

21º Colocado
Duratex          
Case: Educação e Inclusão Social

22º Colocado
Instituto Embratel 21
Case: Oficina de reciclagem de lonas

23º Colocado
Duke Energy
Case: Conservação Parque Cerrado

24º Colocado
Fundação Pró-HEMORIO
Case: Projeto INFOCICLE

25º Colocado
PepsiCo do Brasil
Case: Display Reciclável

26º Colocado
Sabesp
Case: ABRAÇO VERDE - CENTRO - SABESP 

27º Colocado
Rucher & Associados Marketing Associados
Case: 22 anos fazendo business do bem

28º Colocado
CCPR – Itambé
Case: Cooperativismo Sustentável
Sobre o Benchmarking
O Programa Benchmarking está em sua 9ª edição e já selecionou 226 cases, cujos resumos estão disponíveis no maior banco de boas práticas de livre acesso do País. Compartilha este conhecimento socioambiental aplicado em eventos e publicações técnicas, abertas e gratuitas. São 05 eventos ao ano, e 02 publicações – Revista e Livro, nas versões, eletrônico e impresso. Este ano lançou o volume 2 da Série BenchMais, uma obra de referência em gestão socioambiental e distribuída gratuitamente nas universidades e entidades representativas. Mais informações no site www.benchmarkingbrasil.com.br

Sobre a FIBoPS
A FIBoPS é um dos maiores intercâmbio internacional pró-sustentabilidade do país, se encontra em sua 4ª edição, e recebe a massa critica da sustentabilidade, um publico altamente qualificado e formador de opinião. Abriga grandes atrações em único local e data: Mostra Tecnológica, Congresso Internacional com palestrantes do Brasil e de outros países, Salas do conhecimento com universidades, Ilhas de sustentabilidade com grandes empresas e instituições representativas, Espaço lúdico cultural com oficinas e mostras artísticas, Dia Benchmarking, Compartilhar para Crescer onde é apresentado o Ranking dos detentores melhores práticas, certificados pelo Programa Benchmarking, Lançamento de publicações, Salas Técnicas com demonstrações, rodadas e fóruns de debates, entre outros. É um dos eventos mais recomendados pelos especialistas de sustentabilidade. Mais informações no site www.fibops.com.br

Sobre o Instituto MAIS:
O instituto MAIS é uma organização sem fins lucrativos cujo objetivo é compartilhar o conhecimento socioambiental aplicado, de modo a promover a capacitação de profissionais e da sociedade, fortalecendo e elevando o nível do debate em tão importante área. Com a finalidade de alcançar estes objetivos realizamos diversos projetos, sendo a maioria deles, gratuitos e abertos ao público interessado, democratizando assim, o acesso ao conhecimento qualificado, capacitando pessoas e fomentando um desenvolvimento mais justo e sustentável. Mais informações, visite o site: www.institutomais.org

São Paulo, 29 de Julho de 2011
Mais Informações no site http://www.benchmarkingbrasil.com.br/    e   http://www.fibops.com.br/

SERVIÇO:
Agendamento, credenciamento e informações à Imprensa:
Agência Cultura de Paz – Educação e Comunicação para Sustentabilidade
imprensa@agenciaculturadepaz.com.br
Tels.: (11) 2548-2569 / 2558 – www.agenciaculturadepaz.com.br


  

domingo, 24 de julho de 2011

FIBoPS - Ludico Cultural e Gourmet em Julho Sustentavel na Paulista

ludico_cultural_programaESPAÇOS ABERTOS À COMUNIDADE na FIBOPS 2011

A 4FIBoPS reservou uma área de cerca de 200 metros quadrados para atrações lúdicas culturais dirigidas ao publico infanto-juvenil e adulto, com estímulo à solidariedade e criatividade, requisitos básicos da sustentabilidade. 

CONFIRA AS ATRAÇÕES DOS DOIS ESPAÇOS

ESPAÇO GOURMET -   
Organizado pela Cacauí, ONG criada há cinco anos, que foca sua ação na produção de alimentos saudáveis e reciclagem de materiais. Dirigido por Geovah Cabral Junior, a entidade atua com comunidades carentes. “Vamos apresentar o conceito de comida saudável, que não contém nada de agrotóxico, e o trabalho desenvolvido com algumas comunidades, como a Monte Azul (Zona Sul da Capital) e Água Branca” afirma.  Serão servidos petit-fou de chocolate e biscoitos produzidos por moradores dessas comunidades. Destaque também para as ficinas de re-educação alimentar.

ESPAÇO LÚDICO CULTURAL
Com curadoria dos programas  “Sou Amigo do Mundo” e  “Virando do Avesso”, ambiente criativo onde acontecem oficinas de arte reciclável, exposição de obras de artistas do setor sustentável e também uma inédita de estudantes da rede pública e privada. A programação inclui música e estímulo à doação de mensagens a crianças hospitalizadas. Os destaques:
                                                        
EXPOSIÇÕES

Desenhos e Grafites “AMIGO DO MUNDO PROTEGE O PLANETA. E VOCÊ?”
30 telas selecionadas em concurso realizado com escolas representantes da capital, públicas e privadas. Estudantes de 6 a 15 anos dão sua visão sobre o ambiente urbano e serão homenageados no evento.

Arte-instalação “EM OBSERVAÇÃO”
Obras do artista Silvio Alvarez, em telas e painéis inovadores. Uma nova obra será construída ao vivo durante os 3 dias do evento, demonstrando sua técnica de colagem.

Esculturas de Papéis. Exposição da artista Consuello Matroni, da EcoCerto, revelam as nuances da arte em papel.

Nem Tudo Acaba em PizzaOito artistas revelam sua arte em caixas de pizza, utilizando a técnica do “Virando do Avesso”, da artista Morgana Cruz.

Paisagens Invernais. A artista Maria Isabel Porazza Mendes traz suas obras decorativas feitas com técnica milenar de feltragem, utilizando lã de ovelha, papel de bananeira e fios naturais.

Embalagens tetraExposição de puffs, centros de mesa e outras obras da artista Isabel Kafejian, produzidos com material Tetra Pak.

Reciclando com ArteExposição de peças decorativas do artista Osvaldo Oliveira, do reciclando com Arte, produzidos com sobras de madeiras, alumínio, metais e papelão.

Fotos. Exposição de fotografias “A Natureza”, da artista Evelyn Muller.

Revoar do Pensamento. Giovanni Pasquini revela as obras expostas na ECO-92 e autografa seu livro, tema de sua exposição.

Mosaico. Exposição de peças trabalhadas com mosaico, de autoria de Marcílio Fernandes.

                                              OFICINAS INTERATIVAS

Jogo da Velha ...Amizade. 
Oficina infantil que visa despertar o valor da amizade e companheirismo, utilizando joguinho artesanal produzido com retalhos e tampas de garrafa pet. No mesmo espaço, crianças e adultos serão estimulados a escrever mensagens a crianças hospitalizadas, que serão doadas a duas entidades:  Núcleo infantil do Hospital Emílio Ribas e para a AACC – Associação de Apoio à Criança com Câncer. Essas atividades integram o Sou Amigo do Mundo, programa da Agência Cultura de Paz, da empresária de sustentabilidade, Gleice Carvalho.

Oficinas de Reciclagem
Formas criativas de reaproveitar embalagens, revistas, panfletos e sobras de tecidos e transformá-las em bijuterias, caixas de presente e outros acessórios. Promoção da Ecomais Brasil e do Sou Amigo do Mundo. Integram também a programação de oficinas técnicas de compostagem, a cargo da paisagista Rosana Rocha, da UMAPAZ e plantio de hortaliças em palha, do ambientalista Renan Garcia, da Casa Jaya.
                                                   
ATRAÇÃO MUSICAL

O Conservatório Souza Lima é o responsável pela programação musical do Espaço Lúdico Cultural desta FIBOPS, com repertório especialmente preparado. A programação completa do Espaço Lúdico Cultural e do Espaço Gourmet podem ser conferidos no site oficial da FIBoPS (WWW.fibops.com.br), em Feira (Programação).

Sobre a FIBOPS

Feira e Congresso Internacional para o Intercâmbio das Boas Práticas Socioambientais. De 26 a 28 de julho, Centro de Eventos São Luis, Rua Luiz Coelho, 323. Um dos maiores eventos de  intercâmbio internacional pró-sustentabilidade do país, em sua 4ª edição, recebendo a massa crítica da sustentabilidade, um publico altamente qualificado e formador de opinião. Abriga grandes atrações em único local e data: Mostra Tecnológica, Congresso Internacional com palestrantes do Brasil e de outros países, Salas do conhecimento com universidades, Ilhas de sustentabilidade com grandes empresas e instituições representativas.

Espaço Gourmet , Espaço lúdico cultural , com oficinas e mostras artísticas, Dia Benchmarking, Compartilhar para Crescer onde é apresentado o Ranking dos detentores das melhores práticas socioambientais, certificados pelo Programa Benchmarking, Lançamento de publicações (BenchMais2), Salas Técnicas com demonstrações, rodadas e fóruns de debates, entre outros.
É um dos eventos mais recomendados pelos especialistas de sustentabilidade. Mais informações no site http://www.fibops.com.br/

SERVIÇO: Agendamento, credenciamento e informações à Imprensa: Agência Cultura de Paz – Educação e Comunicação para Sustentabilidadeimprensa@agenciaculturadepaz.com.br
Tels.: (11) 2548-2569 / 2558 –
www.agenciaculturadepaz.com.br

terça-feira, 12 de julho de 2011

Julho Sustentável na Paulista - 26 a 28

Empresas e gestores disputam ranking dos campeões das Melhores Práticas

Cases selecionados na 9ª edição do Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro estarão na FIBoPS, que se realiza em São Paulo, de 26 a 28.


A apresentação do Ranking Benchmarking 2011 dos Detentores das Melhores Práticas é uma atração à parte na 4 FIBoPS – Intercâmbio Internacional Pró-Sustentabilidade, que se realiza no Centro de Eventos São Luiz, em São Paulo, de 26 a 28 de julho.

Os 28 cases divulgados nesta semana (www.benchmarkingbrasil.com.br) serão compartilhados nos mini boxes montados na Ilha Benchmarking, aberta à visitação, e também no BenchMais2, livro que será lançado no encerramento da Feira (dia 28) com presença da ministra de Meio Ambiente, Izabella Teixeira.


“Mais do que um selo que certifica as melhores práticas, o Programa Benchmarking compartilha conhecimento aplicado em eventos e publicações técnicas”, explica Marilena Lavorato, presidente do Comitê de Sustentabilidade do Instituto Mais.

Para a especialista em gestão socioambiental, o Programa Benchmarking é um contraponto ao greenwashing – práticas maquiadas que já entraram na mira do Conar, o Conselho Nacional de Propaganda.

“A exemplo do que ocorreu com movimentos legítimos por sua universalidade e racionalidade nos seus fundamentos e valores, a sustentabilidade também se tornou alvo da pirataria”, acrescenta Marilena Lavorato.


Programa Benchmarking


O Selo Benchmarking surgiu há nove anos com uma pesquisa em mais de 300 empresas devidamente estruturada na área socioambiental. Desenvolveu metodologia própria baseada na ferramenta de gestão benchmarking (aprender com os detentores das melhores práticas) e, a partir dos resultados, selecionou mais de 200 boas práticas de sustentabilidade com critérios rigorosos e total independência. “É um selo plural, inclusivo, e com o apoio das mais respeitadas instituições do País”, completa Marilena.


O Modus Operandi do Programa é exclusivo e compreende uma comissão técnica de especialistas de vários países, ligados a instituições representativas, academia e mídia especializada que pontuam os quesitos das práticas sem ter acesso ao nome da organização.

Os mais bem pontuados, acima do índice técnico, são reconhecidos como Benchmarking, ou seja, detentores das melhores práticas de sustentabilidade em uma das temáticas gerenciais: arranjos produtivos, energia, emissões, resíduos, recursos hídricos, educação e comunicação, ferramentas de gestão, manejo e reflorestamento, proteção e conservação, Pesquisa e Desenvolvimento, etc.

Este ano, a comissão técnica reuniu 15 especialistas de seis diferentes países que ranqueou, pela metodologia Benchmarking, 28 organizações brasileiras (veja Quadro).
_____________________________________________________________


Empresas e cases selecionados para o Ranking BenchMarking 2011


Ordem Alfabética


AGCO do Brasil - Unidade Valtra do Brasil Ltda., Projeto Integrado Biodiesel - 100% Biodiesel;


Ambev - Banco Cyan;


ArcelorMittal Tubarão – Biodiversidade através de projetos e resgate da fauna e da flora com enriquecimento do cinturão verde;


Associação Vale para o Desenvolvimento Sustentável (Fundo Vale) – FV: Dois anos de ações pela conservação dos recursos naturais e desenvolvimento local - um legado positivo para as próximas gerações.


Cargil Agrícola S.A – Projeto Salto + Limpo: Recuperação, Conservação e Educação Ambiental no Córrego do Salto;


CCPR – Itambé – Cooperativismo Sustentável;


Celulose Irani S.A. – Recuperação da Área de Preservação Permanente do Riacho da Anta;


Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) – Projeto Vale Luz;


Concessionária Ecovias dos Imigrantes S.A – Viveiro de Mudas: Semeando a inclusão social;


Construtora Andrade Gutierrez S.A. – utilização de Palha de Carnaúba no Revestimento de Isolamento Térmico de Tubulações;


Diageo Brasil Ltda. – Todo mundo reciclando vidro;


Duke Energy Geração Paranapanema S.A – Conservação Ambiental do Parque Estadual do Cerrado de Jaguariaíva, Último Fragmento de Cerrado da Região Sul do Brasil, através do Controle de Plantas Exóticas Invasoras.


Duratex S.A. – Educação e Inclusão Social;


Firmenich & Cia Ltda. – Cadeia Sustentável da Copaíba Amazônica;


Fortaleza Indústria e Comércio de Máquinas e Equipamento Ltda. – Programa de Sustentabilidade: alternativas sustentáveis para resíduos da construção civil.


Fundação Pró-HemoRio – Projeto Infocycle: reaproveitamento de resíduos eletrônicos e prevenção da poluição ambiental.


Instituto Embratel 21 – Reciclagem de Lonas Vinílicas;


Itaipu Binacional – Gestão para a sustentabilidade no espaço rural.


Kinross Brasil Mineração S.A – Projeto de Revitalização e Preservação de Nascentes na Bacia do Córrego Rico em Paracatu-MG.


Klabin S.A – Programa Fomento Florestal semeando o Desenvolvimento Sustentável.


LLX Sudeste Operações Portuárias Ltda. – Programa de Relocação Porto Sudeste.


LLX Sudeste Operações Portuárias Ltda. – Plano de Investimento Social da Pesca do empreendimento Porto Sudeste, Itaguaí, Rio de Janeiro.


Pepsico do Brasil – Display Reciclavel.


PepsiCo – Gincana Vida Sustentável.


R&A Consultoria e Serviços de Comunicação Ltda. – 22 anos de pioneirismo fazendo negócios sustentáveis.


Sabesp – Programa Abraço Verde.


Sabesp: Programa Córrego Limpo na Unidade de Negócio Oeste – a sustentabilidade de ações socioambientais num contexto corporativo.


Walmart Brasil – Sustentabilidade na comunicação visual das lojas

Mais Informações no site http://www.benchmarkingbrasil.com.br/    e   http://www.fibops.com.br/



quarta-feira, 6 de julho de 2011

Empresas e Gestores com excelência em suas práticas de sustentabilidade

RANKING BENCHMARKING 2011

Em 28 de Julho no Centro de Eventos São Luis, São Paulo/SP (Rua Luis Coelho, 323 – Região Paulista), será realizado o 9º Dia Benchmarking, Compartilhar para Crescer. Ocasião em que se apresenta o Ranking 2011 dos Melhores da Gestão Socioambiental Brasileira.

O Dia Benchmarking reune empresas e gestores que são considerados referencias pela inovação e qualidade das suas práticas. 

Participam empresas de todos os ramos e portes, e localizadas em todo território nacional. Uma comissão multidisciplinar de especialistas de vários países, pontuam os cases inscritos, sem ter acesso ao nome da organização.

As melhores pontuação, acima do índice técnico, são considerados Cases Benchmarking e passam a integrar o maior bando digital de práticas de sustentabilidade de livre acesso do país.

Também integram o Livro BenchMais, uma série que é lançada a cada 4 anos com os resumos dos cases organizados em edições e temáticas gerenciais. 
O Dia Benchmarking encerra a 4ª FIBoPS (Feira e Congresso Internacional) considerado o maior intercâmbio Pró-Sustentabilidade do país, e compreende 02 momentos. 

O primeiro momento, das 09h00 as 18h30, teremos o Seminário Benchmarking com a apresentação em ordem alfabética dos cases selecionados. Já o segundo momento, das 19h00 as 21h00, teremos a Solenidade Benchmarking com a apresentação do Ranking 2011, onde é conhecida a classificação dos cases.

PLANTÃO BENCHMARKING

Este ano a solenidade será aberta com uma apresentação da Orquestra Sinfônica do SENAI SP. Teremos também nos 03 dias da FIBoPS (26 a 28 de Julho) a ILHA BENCHMARKING, onde o publico visitante poderá conhecer a estrutura e acervo do Programa no Plantão Benchmarking com destaque para os cases selecionados em 2011 em mini boxes.

Gestores, Engenheiros e Educadores Ambientais se prepararam para monitorias especializadas junto ao publico visitante.

Outra atração ansiosamente aguardada será o lançamento do Livro BenchMais 2, com prefácio da Ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira, e participações especiais de Dr. Paulo Nogueira Neto (considerado o primeiro ministro do meio ambiente do país), e Lester Brown, pensador e autor internacional sobre economia verde.

O livro, além de artigos técnicos, e participações especiais, trás o resumo dos cases Benchmarking organizados em edições e temáticas gerenciais.

As empresas Benchmarking 2011 foram aquelas que pela excelência de suas práticas de sustentabilidade inovaram na preservação do meio ambiente natural e social, além de aumentar a competitividade da organização.

Por isto, tornaram se Benchmarking, ou seja, referencias e exemplos a seguir.O programa Benchmarking é uma iniciativa independente que está em sua 9ª edição. Neste período construiu o maior banco de cases de sustentabilidade de livre acesso do país.

São cases que alimentam as grades técnicas de eventos de capacitação e as pautas das publicações dirigidas a gestão da sustentabilidade.

Com metodologia própria e reconhecimento internacional, o Programa Benchmarking já selecionou mais de 220 cases de sustentabilidade, de mais de 130 empresas rankeadas.

A prática Benchmarking é uma ferramenta de desenvolvimento gerencial que tem no aprendizado sua base central. Um aprendizado espelhado nos melhores exemplos e cases práticos. Conheça as empresas e os cases selecionados em ordem alfabética:

 
Ranking Benchmarking 2011 - Ordem Alfabética
Empresa e Case Benchmarking


AGCO do Brasil - Projeto Integrado Biodiesel - 100% Biodiesel - SP

Ambev - Banco Água - SP

Associação Vale para o Desenvolvimento Sustentável (Fundo Vale) - 2 anos de ações pela conservação dos recursos naturais e desenvolvimento local - RJ
Construtora Andrade Gutierrez - Utilização de Palha de Carnaúba no Revestimento de Isolamento Térmico de Tubulações - SP

ArcelorMittal Tubarão - Biodiversidade através de projetos e resgate da fauna e da flora com enriquecimento do cinturão verde - ES

Cargil Agrícola - Projeto Salto + Limpo: Recuperação, Conservação e Educação Ambiental no Córrego do Salto - MG

CCPR - Itambé -
Cooperativismo Sustentável - MG

Celulose Irani -
Recuperação da Área de Preservação Permanente do Riacho da Anta - SC

Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (COELBA) -

Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) - Programa Córrego Limpo na Unidade de Negócio Oeste - a sustentabilidade de ações socioambientais num contexto corporativo - SP

Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) -Programa Abraço Verde - SP

Concessionária Ecovias dos Imigrantes -
Viveiro de Mudas: Semeando a inclusão social - SP

Diageo Brasil - Todo mundo reciclando vidro - SP
 
Projeto Vale Luz - BA

Duke Energy Geração Paranapanema - Conservação Ambiental do Parque Estadual do Cerrado de Jaguariaíva, Último Fragmento de Cerrado da Região Sul do Brasil, Através do Controle de Plantas Exóticas Invasoras - SP

Duratex - Educação e Inclusão Social - SP

Instituto Embratel 21 - Reciclagem de Lonas Vinílicas - RJ

Firmenich & Cia - Cadeia Sustentável da Copaíba Amazônica - SP

Fortaleza Indústria e Comério de Máquinas e Equipamento - Programa de Sustentabilidade: alternativas sustentáveis para resíduos da construção civil - RS

Fundação Pró-HEMORIO - Projeto Infocycle: reaproveitamento de resíduos eletrônicos e prevenção da poluição ambiental - RJ

Itaipu Binacional - Gestão para a sustentabilidade no espaço rural - PR

Kinross Brasil Mineração - Projeto de Revitalização e Preservação de Nascentes na Bacia do Córrego Rico em Paracatu - MG

Klabin - Programa Fomento Florestal semeando o Desenvolvimento Sustentável - SP

LLX - Programa de Relocação Porto Sudeste - RJ

LLX - Plano de Investimento Social da Pesca do empreendimento Porto Sudeste, Itaguaí, Rio de Janeiro - RJ

Pepsico - Display Reciclavel - SP

PepsiCo - Gincana Vida Sustentável - SP

R&A Consultoria e Serviços de Comunicação - Vinte e dois anos de pioneirismo fazendo negócios sustentáveis - SP

Walmart Brasil - Sustentabilidade na comunicação visual das lojas - SP
Mais Informações no site http://www.benchmarkingbrasil.com.br/ 

Lester Brown elogia programa brasileiro pró-sustentabilidade - Benchmarking Brasil

Em depoimento no livro BenchMais2, que será lançado em São Paulo, autor destaca iniciativa que ranqueou 198 melhores práticas socioambientais no País.

Um dos mais influentes pensadores do mundo, o norte-americano Lester Brown elogiou o Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro, responsável pelo maior banco de boas práticas socioambientais no País.


“.Esta rica coleção de estudos de casos relata o surgimento de uma nova geração de gestores e empresas que desenham modelos de negócios capazes de produzir resultados positivos para o ambiente natural e social, tendo como premissa uma situação win-win-win onde todos ganham”, afirmou Brown em depoimento registrado no livro BenchMais2, que será lançado no próximo 28 de julho, em São Paulo, com presença da ministra de Meio Ambiente, Izabella Teixeira, que também prefaciou a obra.


Fundador e presidente do Earth Policy Institute, com sede em Washington D.C., Lester Brown, diz que o Programa é um dos avanços mais significativos no balanço da Conferência Rio + 20.


O professor Paulo Nogueira Neto, primeiro a ocupar um cargo de meio ambiente no governo (na época, secretaria, mas com status de ministério), também participa da obra, que traz ainda uma sinopse das 198 melhores práticas selecionadas no Programa.


“Esse acervo será ampliado com a edição do Ranking Benchmarking 2011 dos Detentores das Melhores Práticas de Sustentabilidade do Brasil, que serão conhecidos só no Bench Day”, assinala Marilena Lavorato, presidente do Comitê de Sustentabilidade do Instituto Mais.

“Esses cases foram selecionados por um júri com especialistas de vários países, que não teve acesso aos nomes das organizações que inscreveram os cases”, acrescenta. Para mais informações, acesse o site BenchBrasil - http://www.benchmarkingbrasil.com.br/


A cerimônia de apresentação do Ranking e lançamento do livro BenchMais2 encerram a 4 FIBoPS - Feira e Congresso Internacional para o Intercâmbio das Boas Práticas Socioambientais (Fibops/Cibops), que se realizam de 26 a 28 de julho, no Centro de Eventos São Luiz, em São Paulo.

Os cases selecionados para o Ranking 2011 ficarão expostos em mini boxes na Ilha Benchmarking nos 03 dias da FIBoPS.

Haverá o plantão Benchmarking com monitores especializados (gestores, engenheiros e educadores ambientais) para atendimento ao publico sobre os mais de 200 cases Benchmarking selecionados nas 9 edições realizadas.


Serviço:


Feira e Congresso Internacional para Intercâmbio das Boas Práticas Socioambientais (Fibops/Cibops)


Data - De 26 a 28 de julho de 2011.


Local – Centro de Eventos São Luís (Avenida Paulista) – São Paulo, SP. Mais informações: 3257-9660/ 3637-4457 e http://www.fibops.com.br/


Nota do Editor


O Instituto Mais é uma organização não governamental sem fins lucrativos com a missão de construir uma nova cultura pró-sustentabilidade. O Programa Benchmarking e a FIBoPS são atividades do calendário 2011 – CiBoPS (Compromisso Empresarial pelas Boas Práticas Socioambientais)


---------------------------


Agência Cultura de Paz – Rua Cubatão, 425 – Paraíso – São Paulo SP


Jorn. Responsável: Rubens Toledo – MTb 13776


E-mail: imprensa@agenciaculturadepaz.com.br


Tel. (11) 2548-2558 e Cel. 11 9679-1066

sábado, 2 de julho de 2011

Gestores, Educadores e Engenheiros Ambientais se preparam para a 4FIBoPS, 26 a 28 de Julho, em São Paulo

Hoje, na sede do Instituto Mais foi realizado o primeiro encontro dos gestores, educadores e engenheiros ambientais que serão responsáveis pelas monitorias especializadas de atendimento ao publico visitante da 4 FIBoPS - Feira e Congresso Internacional para o Intercâmbio das Boas Práticas Socioambientais.

A FIBoPS se encontra em sua quarta edição, e se realiza de 26 a 28 de Julho, no Centro de Eventos São Luis, em São Paulo. Será aberta ao publico das 10h00 as 19h00 nos dias 26 e 27, e das 10h00 as 16h00 no dia 28 de julho. 

Com uma intensa programação de conteúdos, práticas, projetos, produtos e ações de sustentabilidade, a FIBoPS será aberta e gratuíta para visitação do publico interessado.  Participam da programação da  quarta FIBoPS, universidades e grandes empresas. 
 
JULHO SUSTENTAVEL NA PAULISTA
Este é o nome pelo qual está sendo conhecido o evento que estará apresentando inovações e práticas de sustentabilidade do Brasil e de outros países.

Entre os expositores, respeitadas instituições de ensino: Fundação Vanzolini, Instituto Mauá de Tecnologia, PUC, FAAP, ESPM, Instituto Chiavenato.  Também conta com participação de grandes empresas e instituições: Ambev, Senai Nacional, Sebrae SP, Banco do Brasil, Diageo, Radio Eldorado, Itaipu, entre outras.

A programação inclui Salas do Conhecimento e Técnicas, Congresso Internacional, Dia Benchmarking, Espaços Lúdico Cultural e Gourmet,
entre outras atrações.   Também no evento, será lançado a publicação BenchMais2, com 198 práticas de sustentabilidade selecionadas pelo Programa Benchmarking ao longo de suas 8 edições já realizadas.

A obra conta com o prefácio da Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e participações especiais de Paulo Nogueira Neto (primeiro ministo do meio ambiente do país), e Lester Brown, pensador e autor reconhecido internacionalmente pelas obras de economia ambiental que escreveu.

MONITORIAS ESPECIALIZADAS PARA FALAR DE SUSTENTABILIDADE
 
Uma equipe de engenheiros, gestores e educadores ambientais tiveram neste primeiro encontro um treinamento sobre os vários setores do evento e serão responsáveis pelas monitorias especializadas de atendimento ao publico para orientações, apresentações e plantões de duvidas. 

Um verdadeiro mutirão técnico para compartilhar conceitos e fundamentos da sustentabilidade junto ao publico visitante.

Estes engenheiros, gestores e educadores ambientais estarão coordenando as visitas monitoradas e os plantões Benchmarking para melhor entendimento do publico quanto as práticas, conceitos e inovações ali apresentadas.

MOSTRA, CONGRESSO, RANKING E LUDICO CULTURAL PARA APRESENTAR A SUSTENTABILIDADE EM SUAS MULTIPLAS FORMAS

Na mostra, teremos ilhas de sustentabilidade com inovações tecnológicas, produtos diferenciados e projetos e ações específicas de empresas e universidades. 

No congresso, palestrantes do Brasil e de outros países debatendo temas relevantes e tendências futuras, além de apresentar o Ranking Benchmarkikng 2011 dos Detentores das Melhores Práticas de Sustentabilidade do Brasil.

No espaço Lúdico Cultural, muita atividade artistica para falar de sustentabilidade de uma forma universal e abrangente: musica, exposição, vídeo e oficinas.

E para completar o programa, o espaço Gourmet apresentando a gastronomia sustentável com uma proposta de alimentação saudável e natural coordenada por nutricionistas e Chefs da gastronomia. Deliciosos cardápios, dicas alimentares, reaproveitamento integral de alimentos, entre outros.  

FIBoPS - INTERCÂMBIO INTERNACIONAL PRO-SUSTENTABILIDADE

A FIBoPS se configura num grande intercâmbio de sustentabilidade, apresentando o que temos de melhor nesta área.

Especialistas, pesquisadores, lideranças e gestores, juntos para difundir, fortalecer e incentivar a adoção das boas práticas de sustentabilidade nas organizações brasileiras.

Os plantões Benchmarking contarão com mini boxes das práticas selecionadas em 2011, e apresentações a cada hora das práticas selecionadas nas edições anteriores.

São mais de 200 práticas, organizadas em 10 diferentes temáticas
: resíduos, recursos hidricos, emissões, arranjos produtivos, ferramentas e políticas de gestão, energia, proteção e conservação, manejo e reflorestamento, Pesquisas e Novos Produtos, Educação, informação e comunicação socioambiental, etc.

BOAS PRÁTICAS, QUEM TEM MOSTRA E COMPARTILHA

Serão 03 dias em que São Paulo se transforma na sede oficial das Boas Práticas Socioambientais reunindo a massa critica da sustentabilidade.

Para quem atua na área ou se interessa pelo assunto, não deve deixar de visitar a 4 FIBoPS para conhecer os legítimos da sustentabilidade, que lá estarão compartilhando suas práticas e inovações, apontando caminhos e soluções para um futuro mais verde, mais limpo, e menos insustentável.

A 4 FIBoPS se realiza no Centro de Eventos São Luis, Rua Luis Coelho,323 (região Paulista), Consolação, em São Paulo/SP.

Inscrições e informações no site www.fibops.com.br