sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

A interconexão da Saúde com a Sustentabilidade


Por Marilena Lavorato (*)


Ao pé da letra, a dobradinha “saúde e sustentabilidade” lembra a história do ovo e da galinha. Um não existirá sem o outro. 

A saúde do individuo depende do meio ambiente equilibrado e sadio. E a sustentabilidade depende da saúde de ambos, individuo e ambiente.

A constituição Federal no seu artigo 225 afirma: “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.”

O artigo 225 coloca o meio ambiente como direito e dever ao mesmo tempo, deixando claro a interconexão com a saúde do individuo e da população. 


A preservação ambiental é um caso de saúde publica?
 
Há uma tendência em discutir a sustentabilidade sob o prisma das  políticas públicas, dos fundamentos sócio-econômico-ambiental, das inovações tecnológicas, das matrizes energéticas. 
Mas muito pouco trabalhado sob o viés da saúde. 

Toda vez que há alteração do clima, há tragédias naturais e perdas humanas. Algumas de forma catastróficas como inundações. Outras silenciosas como o rigor do inverno que matou centenas de pessoas na Europa. 

As altas temperaturas devem matar igualmente, mas não vemos estudos e números desta tragédia. Suas mortes devem ser contabilizadas em algum outro tipo de doença.  As águas contaminadas também matam, mas as estatísticas e estudos não são divulgados em mídias de massa.
 Eu particularmente gostaria de ver mais envolvimento da área da saúde nesta temática, apresentando números e estudos e sensibilizando a população para a seriedade da questão.

Certamente se esta correlação (ambiente, saúde e sustentabilidade)  fosse mais estudada e seus resultados mais amplamente divulgados , as pessoas reagiriam mais rapidamente de forma a conquistar avanços nesta questão. 

Afinal, o que pode sensibilizar mais do que a proteção da própria pele?

Sáude Pública, tema da Campanha da Fraternidade 2012 
 
Esta semana, dia 22 de fevereiro, a CNBB (Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil) abriu a Campanha da Fraternidade-2012 com o tema “Saúde Pública”. Um assunto árido para nossas autoridades e difícil para a sociedade brasileira que tem um sistema de saúde pública precário, e que ao longo das décadas, se acostumou e não se indigna mais. 

A campanha da Fraternidade 2012 concentrará sua indignação no desumano atendimento que é prestado a população pelo sistema de saúde publico. 
Por isto, o meu desejo em ampliar esta discussão para o meio ambiente sadio e equilibrado que reza o artigo 225 da constituição federal será utópico. 

Mas, seguramente oportuno para tornar realidade o dizer bíblico “Que a saúde se difunda sobre a terra” (cf. Eclo 38,8)

 
 (*) Marilena Lavorato é especialista em Gestão da Sustentabilidade, Organizadora do Programa Benchmarking Brasil, Diretora da Mais Projetos e Presidente do Instituto MAIS.  

PS: HOJE É 6ª FEIRA: Toda 6ª feira no Blog do I+, vamos falar de um tema considerado relevante e/ou que tenha sido noticia nas mídias sociais durante a semana. Hoje o tema é  "Saude e Sustentabilidade" com base no tema da campanha da fraternidade da CNBB para 2012.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário