quinta-feira, 26 de abril de 2012

Inovações e Tecnologias Verdes reuniu especialistas e publico formador de opinião

Hoje, das 9h00 as 12h00, no auditório da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social foi realizado a segunda FIBoPS Técnica para debater o tema Inovações e Tecnologias Verdes. 

Foram 03 experientes painelistas que abordaram o tema por diferentes prismas e pontos de vistas. 

Os palestrantes tinham sólida formação acadêmica e uma trajetória comprovada na área, e o publico presente era formado por especialistas, lideranças profissionais e estudantes atuantes e/ou com interesse na temática. 

Na foto ao lado uma panorâmica do publico atento a mesa diretora. 

Os painelistas convidados foram os Professores:


José Carlos Barbieri,  Membro do Forum de Inovação da EAESP, e da comissão do INMETRO para criação de normas para certificação de sistemas de responsabilidade social. Autor de livros, capítulos de livros e dezenas de artigos sobre inovação. Foi integrante da comissão Técnica do Programa Benchmarking Brasil, edição 2010.

Sineval Martins Rodrigues,  Professor Convidado da FDC – Fundação Dom Cabral (MG) e Mentor, Coach e consultor organizacional em projetos de Inovação no Brasil e exterior. Foi integrante da comissão Técnica do Programa Benchmarking Brasil, edição 2010. 

João Alexandre Paschoalin Filho,  Foi membro da comissão editorial da Revista Exacta e da comissão de fundações da ABMS (Associação Brasileira de Mecânica dos Solos), entre outros. É professor titular da Universidade Nove de Julho (Uninove).

Como todo evento do Instituto Mais, a pluralidade dos representantes foi o grande diferencial. 

Representantes dos 03 setores da economia, mais a academia fizeram uma leitura renovada e trouxeram um olhar crítico sobre este tema de extrema importância para a migração do atual formato da economia (convencional e fundamentada exclusivamente no pilar financeiro) para um novo formato (Verde e fundamentado nos pilares: social, ambiental e econômico). 

Na foto ao lado, Marilena Lino de Almeida Lavorato, Presidente do Comitê de Sustentabilidade do Instituto MAIS faz a abertura do evento.

As palestras promoveram uma profunda reflexão fundamentada pela visão critica e atual dos painelistas, e o publico foi bastante participativo.

Para humanização e confraternização, os aniversariantes da semana ganharam flores e ao final do encontro, foi servido um rápido café para interatividade do publico presente. 

O próximo encontro técnico acontecerá em 24 de Maio, 5a feira, das 9h00 as 12h00, no mesmo local e abordará o tema "Sustentabilidade: governança e modelos de gestão". Também contará com a participação de 03 renomados painelistas, sendo um deles, dos EUA.   

Os encontros técnicos são abertos e gratuitos, as vagas limitadas, e as inscrições pela internet no site do Instituto Mais - www.institutomais.org  
agas limitadas.

Créditos: 
  • Realização: Instituto MAIS e MAIS Projetos
  • Apoio: Cacauí e Virando do Avesso

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Teremos Cultura de Sustentabilidade Pós Rio +20


Isto não é uma pergunta. É uma afirmação. 

Em 2012 o Programa Benchmarking Brasil completa 10 anos. E em comemoração a esta bem sucedida iniciativa de fomento a sustentabilidade foi preparado um calendário de eventos especiais que acontecem a partir do segundo semestre tendo como fio condutor, a mostra “Cultura de Sustentabilidade” .

Cultura de Sustentabilidade reúne conteúdos, práticas e trajetórias que ajudaram a construir e/ou estão construindo um novo formato de se relacionar com o meio e de viver em sociedade, o que inclui seguramente a Economia Verde, Energias Limpas, Comércio Justo e Inclusão Social.  São empresas, gestores, artistas e lideranças que fizeram a diferença na transformação e construção de novas realidades fundamentadas pelos valores, fundamentos e diretrizes da sustentabilidade. 

Julho a Outubro em 04 diferentes datas

Cultura de Sustentabilidade é um complexo de oportunidades para instituições que se prepararam para as demandas socioambientais e verdes do momento. 

Foi desenvolvido para público formador de opinião de grandes centros urbanos e será o primeiro grande evento de sustentabilidade pós Rio +20 em São Paulo, e, certamente será beneficiado pela intensa divulgação que o tema terá junto ao grande público em virtude da Rio +20 do RJ. 

Acontecerá de julho a outubro em 04 diferentes datas e locais. Seu lançamento será no MASP, seguindo para o vão livre da Universidade Anhembi Morumbi e voltando em setembro e outubro novamente para a região da Paulista.

O calendário 2012 permite ao publico interessado e patrocinadores identificar a melhor forma de participação, podendo optar pela presença em todos eventos do calendário ou se preferir, apenas em eventos específicos.  Para conhecer os eventos do calendário 2012 AQUI

Os Protagonistas da Cultura de Sustentabilidade   

A sociedade espera que os líderes exerçam suas lideranças e façam transformação social apontando caminhos e soluções. 

Quando falamos em sustentabilidade, falamos em valores e atitudes. Precisamos dos legítimos da sustentabilidade para mostrar que é possível, viável e competitivo adotar modelos gerenciais mais sustentáveis. 

As empresas que possuem boas práticas de sustentabilidade encontram em Cultura de Sustentabilidade o canal ideal para falar com público formador de opinião, critico e interessado, e que bem sabe diferenciar o joio do trigo, o legítimo do pirata. É a oportunidade para quem faz e não para quem apenas fala. 

Um novo formato de economia, mais verde, limpo e justo, já está sendo construído, e seus líderes serão os protagonistas do Cultura de Sustentabilidade.  Boas Práticas, quem tem, mostra e compartilha 

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Benchmarking apresentará o Ranking da Década

Junte se aos Melhores da Gestão Socioambiental Brasileira 
Até 30 de Maio

terça-feira, 17 de abril de 2012

Benchmarking Brasil 10 anos - Os Melhores da Década

Benchmarking  Brasil completa 10 anos e cumpre agenda especial em comemoração há uma década de fomento a sustentabilidade. BenchBrasil é uma fotografia da evolução e maturidade da gestão socioambiental brasileira pelo registro histórico dos cases e práticas sustentáveis de mais de 130 empresas participantes no período. 

Desde fevereiro que a idealizadora do Programa Benchmarking Brasil, Marilena Lino de Almeida Lavorato vem participando de eventos para apresentar a trajetória e o legado do Programa para a formação de massa critica em sustentabilidade no país. Em abril, Benchmarking Brasil está presente na Revista Business do Bem, edição 15, em matéria especial na seção mobilização, paginas 38-41 

Em Julho, BenchBrasil estará apresentando o Ranking dos Melhores da Gestão Socioambiental Brasileira de 2012 e também da Década. Empresas e gestores com excelência em suas práticas de sustentabilidade podem inscrever seus cases pela internet até 30 de maio. Regulamento, metodologia, ranking das edições anteriores e demais informações estão disponíveis no site www.benchmarkingbrasil.com.br 




2012 É UMA EDIÇÃO ESPECIAL:

A Edição 2012 fecha o ciclo da década e terá score duplicado para a pontuação do Ranking da Década. Isto estimula a renovação do compromisso das instituições para com as práticas de sustentabilidade e incentiva as empresas ainda não participantes a aderirem a esta iniciativa de difusão e fortalecimento das boas práticas nas organizações.  

Em virtude disto, a comissão técnica conta com 20 especialistas de 6 diferentes países. Em edições normais a comissão técnica é menor, até 15 no máximo.  Estes especialistas estarão avaliando os cases inscritos para a edição 2012, sem ter acesso ao nome da empresa para total lisura do processo.  

O Dia Benchmarking, Compartilhar para Crescer será realizado no MASP, tendo por cenário a mostra "Arte que Revoluciona, Práticas que Transformam", com a apresentação do Ranking Benchmarking dos Detentores das Melhores Práticas de Sustentabilidade do ano e da década.  Em se tratando de Boas Práticas sabemos que Quem tem mostra e compartilha, afirma Marilena Lavorato, especialista em gestão da sustentabilidade e idealizadora do Programa BenchBrasil.

Sobre o Programa Benchmarking Brasil

Em 9 edições já realizadas, o Programa Benchmarking Brasil se consolidou como um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do país.  Com uma metodologia estruturada e participação de especialistas de vários países, o Ranking Benchmarking define e reconhece os detentores das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil. O programa, além do Ranking congrega outras ações de fomento a sustentabilidade como publicações, banco digital de livre acesso, encontros técnicos e feira e congresso internacional.

Neste período contou com a participação de mais de 100 especialistas de 13 diferentes países na comissão técnica e apoio de expressivas instituições representativas como a FIESP, FIEMG, FIESC (IEL), FNQ, Sebrae SP, Instituto Brasil Pnuma, Câmaras de Comercio: Alemã, Francesa, Espanhola, Argentina, Britânica, e apoios internacionais: IAPMEI (Ministério de Inovação de Portugal), UNEP (United Nations Environment Programme -Nairobi, Quenia) e Agency Holaverde (Alemanha).

O Programa Benchmarking Brasil recebeu mais de 600 inscrições e certificou 226 práticas de 133 empresas localizadas nas 5 regiões do país. A maioria delas, grandes corporações (seguramente mais de 50% do PIB nacional). Isto ocorre porque conhecimento e expertise demandam corpo técnico especializado, o que significa investimento em capital intelectual e estruturas tecnológicas. Mas também temos pequenas e médias empresas, além de ONGs comprovando que com criatividade e talento é possível viabilizar grandes projetos e inovar

Para fomentar a sustentabilidade na prática, o Programa lançou e distribuiu gratuitamente para universidades e entidades representativas, 03 publicações: BenchMais (série com 02 volumes BenchMais 1 e 2), Guia de Boas Práticas Socioambientais (03 volumes), e a Revista Benchmarking (07 edições). Publicações com conteúdos avançados, articulistas renomados e participação de personalidades: Dr. Paulo Nogueira Neto, primeiro ministro de meio ambiente do país, Izabella Teixeira, nossa atual ministra do meio ambiente, e Lester Brown, autor internacional que há mais de 20 anos escreve sobre economia verde.  

Benchmarking Brasil é uma iniciativa independente (sem patrocinadores e com participação voluntária de especialistas e empresas), plural e democrática que construiu o maior Banco de Práticas de Sustentabilidade de livre acesso do país. Um rico acervo que serve de fonte de pesquisa e consulta para pesquisadores, gestores, estudantes e demais interessados na temática socioambiental. Os cases Benchmarking também são apresentados em inúmeros eventos corporativos de terceiros e próprios: FIBoPS Internacional, Regional e Técnica. 

Além de incentivar a busca da melhoria contínua e a adoção das boas práticas nas empresas, o Programa contribuiu ao longo destes 10 anos de forma efetiva com a construção de massa crítica em sustentabilidade do país. 


A realização do Programa Benchmarking Brasil é da MAISPROJETOS com o apoio do Instituto MAIS. Informações e Inscrições: www.benchmarkingbrasil.com.br 

domingo, 8 de abril de 2012

Rio +20, expectativa e legado

Por Marilena Lino de Almeida Lavorato (*)


Em junho, de 13 a 22, teremos no Rio de Janeiro o evento Global Rio +20 para discutir temas de relevante importância para o futuro do planeta e de seus 7 bilhões de indivíduos.  Apenas por isto, já deveria ser considerada a mais importante conferência da humanidade. 


Mas, sabemos que não é bem assim, e até sua data de realização teve que ser mudada para evitar evasões. Inicialmente programada para acontecer no começo de junho em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (05) foi transferida para o dia 13 por conta da celebração do Jubileu de Diamante da Rainha Elizabeth II e da reunião do G20 no México. O que se espera é que os Chefes de Estados venham direto do México para a Rio +20. 


Pelos eixos temáticos da conferencia (Economia Verde e Erradicação da Pobreza; Estrutura Institucional para o Desenvolvimento Sustentável) estará se discutindo a "governança" do planeta. E isto, é de suprema importância. É esperado a presença de mais de 100 Chefes de Estado e de algumas celebridades. Oportunidade para que o tema ganhe corpo e chegue até o cidadão comum. 


Para especialistas e lideranças atuantes na área, o que interessa são os acordos globais que podem sair desta conferência.  Na Eco 92, tivemos alguns avanços com documentos importantes como a Agenda 21 e a participação de 108 chefes de estados, além é claro de ampla cobertura da mídia que fez com que o tema ambiental conquistasse espaço junto a opinião pública. 


Expectativa e Legado:


Serão 10 dias em que o tema ganhará espaço na mídia e chegará até o cidadão comum. Isto por si só será um grande legado. 


Mas a grande expetativa é sobre o que acontecerá depois destes 10 dias de conferência. O mundo será o mesmo? As pessoas mudarão suas atitudes?  A mídia continuará dando espaço para as pequenas iniciativas sustentáveis que sabemos fazem a diferença? .......Ou baixarão as cortinas do espetáculo e tudo voltará ao mesmo, e teremos que esperar mais 20 anos por uma nova conferencia e tentativa de mudança.   São perguntas que esperam por respostas. 




Sobre a Rio +20


A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, será realizada de 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. A Rio+20 é assim conhecida porque marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.
O objetivo da Conferência é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.
Fonte: Site Rio +20 - http://www.rio20.gov.br/sobre_a_rio_mais_20


(*) Marilena Lino de Almeida Lavorato é especialista em Gestão da Sustentabilidade, Organizadora do Programa Benchmarking Brasil, Diretora da MAIS Projetos e Presidente do Comitê de Sustentabilidade do I+


PS: Toda 6ª feira no Blog do I+ falamos de um tema considerado relevante e/ou que tenha sido noticia na semana. Excepcionalmente o artigo desta ultima  6ª feira, em virtude do feriado, sai no domingo. Boa Leitura.