quarta-feira, 30 de maio de 2012

BenchBrasil atende pedidos e prorroga prazo de inscrição dos cases

Os Legítimos da Sustentabilidade

luminoso_reto
Gestores e Empresas com excelência em práticas de sustentabilidade ganharam mais alguns dias para inscrever seus cases e concorrer ao Ranking Benchmarking  que certifica os melhores da gestão socioambiental brasileira. Os cases de sustentabilidade poderão ser inscritos pela internet até 08 de junho de 2012.

Uma vez selecionados, empresas e gestores são reconhecidos como referências em seus modelos gerenciais aplicados e passam a integrar o maior Banco de Práticas de Sustentabilidade de livre acesso do país, com 226 práticas catalogadas até o momento. Também são publicados na série BenchMais que já tem 02 volumes lançados: BenchMais 1 e BenchMais2.

2012, edição especial que apresentará o Ranking da Década


louro_amarelo_homeO Programa Benchmarking é um contraponto ao greenwashing (maquiagem verde), pois as práticas passam pelo crivo de uma metodologia criteriosa e transparente de avaliação.  Até o momento mais de 130 empresas participaram com 226 cases”, informa Marilena Lavorato – Coordenadora do Programa. “Será uma edição especial em comemoração aos 10 anos. Além do Ranking do ano, teremos também o Ranking da Década, dando chances a todos participantes, já que a edição 2012 terá score duplicado”, conclui Marilena

Metodologia com reconhecimento internacional

O Programa Benchmarking é considerado um dos mais precisos pela metodologia adotada. O Ranking é determinado por uma comissão técnica de especialistas de vários países que avaliam os cases sem ter acesso ao nome da organização. Os cases com pontuação acima do índice técnico determinado são considerados  “Benchmark”. A comissão é renovada anualmente e congrega representantes da Academia, Instituição Representativa, Governo e Mídia Especializada.

O Programa Benchmarking não aceita patrocinadores para conservar total independência e soberania. A 10a edição conta com 20 especialistas e lideranças de 08 diferentes países na comissão técnica. Mais informações no regulamento de participação disponível no site www.benchmarkingbrasil.com.br

logo_soSobre o Programa Benchmarking


Em 10 edições já realizadas, o Programa Benchmarking Brasil se consolidou como um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do país. Com uma metodologia estruturada e participação de especialistas de vários países, o Ranking Benchmarking define e reconhece os detentores das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil. O programa, além do Ranking congrega outras ações de fomento a sustentabilidade como publicações, banco digital de livre acesso, encontros técnicos, feira e congresso internacional, entre outros.

Neste período contou com a participação de mais de 100 especialistas de 15 diferentes países na comissão técnica e apoio de expressivas instituições representativas. São 135 empresas que já participaram com 226 cases selecionados.

Além de incentivar a busca da melhoria contínua e a adoção das boas práticas nas empresas, o Programa contribuiu ao longo destes 10 anos de forma efetiva com a construção de massa crítica em sustentabilidade do país.

Benchmarking é uma ferramenta de gestão que busca as melhores práticas que conduzem ao desempenho superior. Seu propósito é estimular e facilitar as mudanças organizacionais e a melhoria de desempenho das organizações através de um processo de aprendizado. (wikipedia).  Baseado nesta ferramenta, o Programa Benchmarking difunde, fortalece e incentiva a adoção das boas práticas de sustentabilidade nas organizações e sociedade. 

Mais Informações nos telefones (11) 3257-9660/ 3729-9005 ou no site: www.benchmarkingbrasil.com.br  


São Paulo, 30 de Maio de 2012

terça-feira, 29 de maio de 2012

Lançamento do Livro Politica Nacional de Resíduos Sólidos

Ontém a noite, na Livraria da Vila do Shopping Pátio Higienópolis em São Paulo, foi lançado o Livro "Política Nacional, Gestão e Gerenciamento de Resíduos Sólidos com grande sucesso.  Seus autores receberam o publico para uma disputada noite de autógrafos. 


A Livraria da Vila ficou pequena para tanta gente que foi prestigiar este lançamento esperado com ansiedade por especialistas, lideranças e demais interessados no tema.


Durante todo o tempo, a mesa de autógrafos esteve rodeada pelos leitores e admiradores. Na foto acima vemos os editores autografando os livros em meio ao publico presente.  


Na foto ao lado, vemos Marilena Lavorato do Instituto MAIS entre os autores e editores do livro no momento do autógrafo de seu livro.


A Publicação teve a participação de vários especialistas e foi coordenado por Arlindo Phillip, professor da Faculdade de Saúde Publica da USP. 


O livro também contou com a participação de 03 importantes editores: Deputado Arnaldo Jardim,  quem presidiu o grupo de trabalho que elaborou o texto substitutivo ao projeto que institui a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), que foi aprovado pela Câmara dos Deputados em 2010 após tramitar por quase 21 anos na Congresso, Dra Consuelo Yoshida, Desembargadora e José Valverde, especialista em gestão ambiental. 


Na foto ao lado, Marilena recebe o livro das mãos de José Valverde, um dos editores do livro e comenta:  "A PNRS demorou aproximadamente 2 décadas para sua aprovação e neste período, o Programa Benchmarking Brasil que este ano completa  10 anos, contou com a participação de 2 relatores em sua comissão técnica, os deputados Emerson Kapaz e Arnaldo Jardim, um dos editores do livro. Na edição 2012, o Benchmarking Brasil conta com a participação da Dra Consuelo Yoshida, uma das editoras e de Alexandre Aguiar, um dos especialistas que publicaram artigos no livro. Estamos felizes em ver a publicação desta obra, de fundamental importância para construção de massa crítica em sustentabilidade, nossa missão central".  


Na foto ao lado, Marilena recebe o autógrafo de um dos articulistas do Livro, Alexandre Aguiar que também é integrante da Comissão Técnica Benchmarking Brasil 2012. 


Entre o publico presente, lideranças, especialistas, autoridades e demais interessados no tema. A publicação devidamente autografada já está na Biblioteca do Instituto MAIS disponível aos voluntários e demais interessados. 

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Governança e Sustentabilidade mobiliza especialistas e Gestores da área


Hoje, no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, gestores, especialistas e demais interessados no tema, se reuniram para debater Sustentabilidade: Governança e Modelos de Gestão. Este foi o tema do terceiro encontro técnico do ano, a FIBoPS Técnica. 


Casa Cheia e especialistas de diferentes formações e trajetórias discorreram sobre o tema compartilhando com o público suas visões e percepções em tão importante recorte da sustentabilidade, a sua governança. 


Sabemos que daqui alguns dias na Rio +20, o mundo estará debatendo a governança ambiental global, e o Instituto Mais, desde março tem colaborado com o aquecimento da massa critica para com os eixos deste evento de extrema importância que o Brasil sediará. 



Na foto ao lado vemos Marilena Lavorato no momento da abertura do evento.


Para uma contribuição mais abrangente, o encontro técnico contou com a participação de especialistas do Rio de Janeiro, São Paulo e Washington, que trouxeram suas experiências sobre a gestão da sustentabilidade. 


Especialistas em comunicação, direito, política e economia  com atuação em sustentabilidade puderam compartilhar cases, conceitos e tendências da governança e modelos de gestão em sustentabilidade. 



CASA CHEIA E PLATÉIA ATENTA 


Na foto ao lado uma panorâmica da Mesa Diretora composta pelos painelistas a seguir:



Olinta Cardoso,  graduada em comunicação, pela Faculdade Newton Paiva, de Belo Horizonte (MG), com pós-graduação latu sensu em comunicação e gestão empresarial pela PUC Minas e especializações em gestão responsável para a sustentabilidade, pela Fundação Dom Cabral (FDC), comunicação empresarial, pela University of Syracuse/Aberje, e gestão de pessoas, pela FDC/Insead; foi diretora de Comunicação da Vale, diretora-presidente da Fundação Vale e gerente corporativa de Comunicação da Samarco. É atualmente Sócia-diretora da Matizes Comunicação e Membro do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos.

Luis Fernando Freitas Penteado, Advogado e Mestre pela PUC-SP, na disciplina de Direitos Difusos e Coletivos, com ênfase na área de Meio Ambiente. Especialização em Gestão Empresarial de Negócios pela FIA-USP. É Auditor Ambiental de ISO 14.001 certificado pela Fundação Vanzolini (USP), Professor dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da PUC, FGV e FAAP, e, Assessor Jurídico da Fundação Agencia da Bacia Hidrográfica do Alto-Tiete, Estado SP. Foi integrante da Comissão Técnica do Programa Benchmarking Brasil, edição 2011.

Mark S. Langevin, Ph.D. em Ciência Política, mestre em Estudos Latino-Americanos da Universidade do Arizona em Tucson, e B.A. em Liberal Arts com enfase em Saúde Pública pela The Evergreen State College em Olympia, Washington-EUA. É Diretor de BrazilWorks, e Professor de Política da Universidade de Maryland University College (UMUC), Professor de Administração Pública de Walden University. Pesquisa e escreve sobre políticas energéticas e climáticas e as relações bilaterais Brasil e Estados Unidos em varias publicações. Foi integrante da Comissão Técnica do Programa Benchmarking Brasil, edição 2011. Estará apresentando o case “Políticas de Biodiesel, Sustentabilidade Ambiental e Inclusão Social: Os Casos da Argentina, Brasil, França, Alemanha e os Estados Unidos”.

EVENTO FILMADO E TRANSMITIDO PELA TV UNINOVE

Após as exposições individuais, os painelistas responderam perguntas do público presente que foi bastante participativo. Na platéia, lideranças locais e gestores de grandes empresas, dando depoimentos, o que enriqueceu o evento e elevou o nível do debate neste momento de interação com os palestrantes. 

Tivemos também o momento de humanização com a entrega de flores para os aniversariantes do dia e da semana. Na foto ao lado, momento em que Morgana Cruz do Virando do Avesso faz a entrega a uma das aniversariantes presentes. E ao final, como sempre, um delicioso café orgânico servido pela Cacauí ao publico neste momento de confraternização e network. 

A TV Uninove esteve presente fazendo cobertura e entrevistando os palestrantes e organização. Na foto acima, momento em que Marilena Lavorato do Instituto MAIS concedia entrevista. O evento foi filmado pela TV Uninove que veiculará aos alunos da universidade e em breve será disponibilizado na íntegra no site do Instituto Mais. 

O Encontro Técnico de hoje foi o terceiro do ano, e o próximo será em 27 de setembro abordando o tema "Mídias Sociais e a Cultura de Sustentabilidade". 

Informações e inscrições no site I+ - www.institutomais.org 








quarta-feira, 9 de maio de 2012

Especialistas do Brasil e outros países elogiam Benchmarking Brasil

luminoso_reto

Benchmarking Brasil terá 20 integrantes de 8 diferentes países em sua comissão técnica
Inscrições online até 30 de maio

Um dos pilares do Programa Benchmarking Brasil é a sua comissão técnica. O seu formato de composição privilegia a pluralidade e o envolvimento efetivo de seus integrantes com a temática socioambiental. Compreende nomes consagrados de personalidades e especialistas ligados a entidades de reconhecido valor no Brasil e em outros países. Os critérios de avaliação são transparentes e seus membros avaliam a qualidade gerencial das práticas adotadas sem ter acesso ao nome da instituição.


Já são Mais de 100 especialistas de 15 diferentes países que trabalharam voluntariamente para a seleção dos melhores cases de sustentabilidade que integram o Ranking Benchmarking de cada edição e que depois de aprovados, passam a fazer parte do maior Banco Digital das Boas Práticas de Sustentabilidade com livre acesso na internet do país. Além do Banco Digital de Práticas estes caseV=s são publicados em livros.  Até o momento 02 livros já foram publicados: BenchMais 1 e 2. O Banco Digital congrega 226 cases catalogados em 10 diferentes temáticas gereciais. Para conhecer os numeros Benchmarking siga para http://institutomais.com.br/bm_2011/modules/news/article.php?storyid=1145

"Esta edição é especial porque completamos uma década. São 10 anos consecutivos identificando, certificando, organizando e compartilhando as melhores práticas de sustentabilidade das organizações brasileiras", afirma Marilena Lino de Almeida Lavorato, organizadora do Programa Benchmarking Brasil desde sua primeira edição.


"O Ranking 2012 fecha o ciclo e apontará o Ranking da Década. Por isto terá score duplicado.  Esta responsabilidade será compartilhada por 20 jurados de 8 diferentes países (Estados Unidos, França, Itália, Holanda, Costa Rica, Chile, Portugal e Brasil). Do Brasil, temos jurados de 05 diferentes estados: Amazonas, Minas Gerais, Distrito Federal (Goias), Rio de Janeiro e São Paulo. Todos com domínio socioambiental e com trajetória comprovada de atuação na área", conclui Marilena. 


Para conhecer o regulamento do Ranking da Década dos Detentores das Melhores Práticas de Sustentabilidade do Brasil, siga para: http://institutomais.com.br/bm_2011/modules/news/article.php?storyid=1142 

logo_soEspecialistas do Brasil e outros países elogiam o Programa Benchmarking Brasil

“O desenvolvimento que não considera quem ou o que prejudica não é desenvolvimento” afirma Valéria Barbi, uma das 20 integrantes da Comissão Técnica da 10a edição do Programa Benchmarking Brasil. E conclui: "A minha esperanca é que programas como o Benchmarking Brasil demonstrem que se nós não sabemos como interromper a atual tendência do desenvolvimento, devemos ao menos tentar corrigi-la". Valéria é pesquisadora na Fondazione Eni Enrico Mattei FEEM (FEEM), em Veneza na Itália,  para questões de políticas e práticas das mudanças climáticas, negociações internacionais, National CSR e regulamentos da União Européia.

A jurada Consuelo Cintra  do Rio de Janeiro diz a respeito do Programa: "Benchmarking Brasil é uma iniciativa louvável, pois destaca cases de gestão socioambiental em aplicações empresariais bem sucedidas, que podem e devem ser reproduzidas e/ou inspirar outras empresas a tomarem o rumo da busca pelo desenvolvimento sustentável". Consuelo é  membro dos grupos de pesquisa em contabilidade social e ambiental: CSEAR – Centre for Social and Environmental Accounting Research, University of St Andrews, e NECMA – Núcleo de Estudos em Contabilidade e Meio Ambiente da FEA/USP. É Diretora Executiva de Sustentabilidade da ANEFAC – Associação Nacional dos Executivos de Finanças. Administração e Contabilidade.


"O programa Benchmarking Brasil permite maior visibilidade a casos de relevancia estrategica para a sustentabilidade corporativa que possam inspirar novas praticas no continuo processo de aperfeicoamento em RSE - Responsabilidade Social Empresarial", diz a jurada Lilian S. Outtes Wanderley, orientadora de Mestrado Profissional na Rotterdam Business School, Hogeschool Rotterdam

louro_amarelo_homeEmpresas e gestores com boas práticas de sustentabilidade podem inscrever seus cases até 30 de maio pelo site www.benchmarkingbrasil.com.br

Sobre o Benchmarking Brasil:

Em 9 edições já realizadas, o Programa Benchmarking Brasil se consolidou como um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do país.

Com uma metodologia estruturada e participação de especialistas de vários países, o Ranking Benchmarking define e reconhece os detentores das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil. O programa, além do Ranking congrega outras ações de fomento a sustentabilidade como publicações, banco digital de livre acesso, encontros técnicos e feira e congresso internacional. 


Além de incentivar a busca da melhoria contínua e a adoção das boas práticas nas empresas, o Programa contribuiu ao longo destes 10 anos de forma efetiva com a construção de massa crítica em sustentabilidade do país.

 

São Paulo, 10 de Maio de 2012
imprensa@institutomais.org 
(11) 3257-9660/ 3729-9005

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Sustentabilidade: Empresas Disputam o Ranking da Década


Benchmarking Brasil 2012 
Os Melhores da Década


Em 2012 o Programa Benchmarking Brasil completa 10 edições, e por isto terá automaticamente formado o Ranking da Década dos Detentores das Melhores Práticas de Sustentabilidade. 


Este Ranking representará os Legítimos da Sustentabilidade, empresas e gestores que são referências e exemplos a seguir, pelas práticas adotadas em suas organizações, de forma contínua e melhorada. 

O Ranking confirma a máxima de que a sustentabilidade é feita de, e a partir das boas práticas. Por isto, a constância e inovação destas empresas no Ranking Benchmarking ao longo das 10 edições realizadas será o critério central para definir o Ranking da Década. Mais de 130 empresas já

 participaram do Benchmarking Brasil e hoje integram o maior banco de práticas de sustentabilidade de livre acesso do país, e que concorrem ao Ranking da Década.


Os Melhores da Gestão Socioambiental Brasileira

O Ranking da Década será conhecido no dia 02 de Agosto de 2012 no auditório grande do MASP - Museu de Arte Moderna de São Paulo
louro_fundo_branco_brilho_letras
 tendo como cenário, o lançamento do Projeto "Cultura de Sustentabilidade", uma exposição de fatos, fotos e frases de ambientalistas e  modernistas. 


A Mostra "Arte que Revoluciona, Práticas que Transformam" será um evento paralelo ao Dia Benchmarking e servirá de palco para receber os Melhores da Década. 


A mostra comemora os 90 anos da Semana de Arte Moderna de 22 e os 10 anos do Programa Benchmarking Brasil, duas iniciativas que trouxeram novos olhares e posicionamentos para os desafios de seu tempo.


As Empresas e gestores com excelência em suas práticas de sustentabilidade terão chances de integrar o Ranking da Década inscrevendo seus cases até 31 de maio pelo site Benchmarking Brasil – www.benchmarkingbrasil.com.br


logo_soSobre o Benchmarking Brasil

Em 9 edições já realizadas, o Programa Benchmarking Brasil se consolidou como um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do país. Com uma metodologia estruturada e participação de especialistas de vários países, o Ranking Benchmarking define e reconhece os detentores das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil. 


O programa, além do Ranking congrega outras ações de fomento a sustentabilidade como publicações, banco digital de livre acesso, encontros técnicos e feira e congresso internacional.

Neste período contou com a participação de mais de 100 especialistas de 13 diferentes países na comissão técnica e apoio de expressivas instituições representativas como a FIESP, FIEMG, FIESC (IEL), FNQ, Sebrae SP, Instituto Brasil Pnuma, Câmaras de Comercio: Alemã, Francesa, Espanhola, Argentina, Britânica, e apoios internacionais: IAPMEI (Ministério de Inovação de Portugal), UNEP (United Nations Environment Programme -Nairobi, Quenia) e Agency Holaverde (Alemanha). 


O Programa Benchmarking Brasil recebeu mais de 600 inscrições e certificou 226 práticas de 133 empresas localizadas nas 5 regiões do país. A maioria delas, grandes corporações (seguramente mais de 50% do PIB nacional). Isto ocorre porque conhecimento e expertise demandam corpo técnico especializado, o que significa investimento em capital intelectual e estruturas tecnológicas. Mas também temos pequenas e médias empresas, além de ONGs comprovando que com criatividade e talento é possível viabilizar grandes projetos e inovar.

Além de incentivar a busca da melhoria contínua e a adoção das boas práticas nas empresas, o Programa contribuiu ao longo destes 10 anos de forma efetiva com a construção de massa crítica em sustentabilidade do país.

São Paulo, 03 de Maio de 2012
(11) 3257-9660
imprensa@institutomais.org