sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Dia do Bem para comemorar o aniversário de São Paulo

O Instituto Mais participou do Dia do Bem levando informação e educação ambiental ao evento.

No espaço I+ foram realizadas oficinas de reciclagem ensinando adultos e crianças a transformar em novos produtos materiais que seriam descartados. Sob a coordenação do Virando do Avesso, uma técnica de reaproveitamento de materiais que literalmente vira do  avesso embalagens e outros materiais de papel e papelão.

Para o publico infantil, tivemos atividades lúdicas, com destaque para a contação de histórias com casos e temas que despertam o amor e respeito a natureza desde cedo.  

No espaço I+ foram atendidos adultos e crianças com informações e atividades que  ajudam a construir uma nova consciência e cultura, a Cultura de Sustentabilidade.  

Atendendo ao publico visitante, além dos voluntários, estavam presentes no espaço I+:  Morgana Cruz, educadora ambiental do Virando do Avesso e Marilena Lino de Almeida Lavorato, presidente do comitê de sustentabilidade.

O Dia do Bem foi organizado pela Rede Social Bela Vista, do qual o Instituto Mais faz parte. A Rede Social Bela Vista congrega ONGs e movimentos sociais estabelecidos na Bairro Bela Vista. 

Sobre o Dia do Bem: 

O Dia do Bem é uma iniciativa da Rede Social do Centro, Rede Social Bela Vista e as ONG’s Reciclamundo e Faça Sua Parte. 

Duas ações foram realizadas neste dia, 25/01: um Mutirão Social com ações de sustentabilidade na Praça 14 Bis e no Viaduto Plínio de Queiros, no Bixiga; e a Caminhada do Bem, que  percorreu o centro velho de São Paulo.


Mutirão Social: 

Foram oferecidos os seguintes serviços na Praça 14 Bis: distribuição de lanches, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e hepatite A, corte de cabelo, atividades lúdicas com crianças, avaliação física, aula de jardinagem, oficina para aproveitamento de produtos recicláveis.

Na ultima edição do Dia do Bem em 2012, foram obtidos os seguintes resultados: 84 internações voluntárias, 250 cortes de cabelo, distribuição de 5800 lanches, 1172 atendimentos de saúde, 63 atendimentos da justiça e a ação envolveu 500 voluntários.
Caminhada do Bem: 

A “Caminhada do Bem”  percorreu o centro velho de São Paulo onde lugares históricos da cidade e jóias da arquitetura mundial, convivem com a maior concentração de moradores de rua da cidade. A caminhada saiu da Praça da Sé, no Pátio do Colégio e seguiu até a Praça 14. Coloriu e alegrou o  dia do aniversário de São Paulo, e trouxe alguns princípios que foram ensinados pelo Apóstolo Paulo, que empresta seu nome á cidade: Amar é fazer o bem.

Entidades envolvidas

Cruz Vermelha – SP, ReciclaMundo, JEAME, Cristolândia, Missão Cena, Renas, Clinica Reviver, Clinica Veredas, Missão Filadélfia, CADEF, Comunidade Evangélica do Bixiga, Igreja da Família, Igreja Batista do Povo, Casa de Recuperação Novo Amanhecer, Desperta Débora, Ministério Fogo Cruzado, Comunidade Adoração e Adoradores, Associação Aviva, Missão Vida, Bola de Neve – Church, Rádio Transmundial, Igrejas Eco – Cidadãs, Instituto Mais, Saec, ACM – Associação Cristã de Moços, CVV – Centro de Valorização da Vida, Novolhar, CET, Novo Tempo, Fusca Clube, Elite Assessoria Esportiva, Faça Sua Parte, Rede Social Bela Vista, Rede Social do Centro, Falun Dafa e ZPB – Zeladoria Planeta Brasil.

Serviço:

Data e horário: Sexta feira, dia 25 de janeiro de 2013, das 10 às 16 horas.
Caminhada do Bem – Concentração – 09h da manhã na Praça da Sé.
Trajeto: Praça da Sé, Rua XI de Agosto, Praça João Mendes, Viaduto Maria Paula, Rua Maria Paula, Viaduto 9 de Julho, escadaria da 9 de Julho, Avenida 9 de Julho, Viaduto Plínio de Queiroz, Praça 14 Bis.
Local do Mutirão Social: Praça 14 Bis / Viaduto Plínio de Queiroz – Av. Nove de Julho, altura do numero 1600.