quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Comunicação para Sustentabilidade foi sucesso de publico especializado

Hoje tivemos o 2o encontro técnico do ano para debater este importante tema. A comunicação é uma ferramenta de grande relevância para a construção de uma nova consciência em relação as questões socioambientais.  Um publico especializado assistiu e interagiu com os palestrantes convidado, personalidades e especialistas da sustentabilidade. Tivemos representantes da academia, mercado da comunicação e empresas Benchmarking. Foram palestrantes os seguintes especialistas:

Percival Caropreso, Publicitário e fundador da Setor 2 ½, assessoria de Comunicação em Responsabilidade Social e Sustentabilidade para Empresas, ONGs, movimentos, causas socioambientais.

Maria José Rosolino,  Relações Públicas, Jornalista e atual Coordenadora dos Cursos de Produção Editorial e de Relações Públicas da Universidade Anhembi Morumbi.

Branca Heloísa Britto de Souza, Analista de Sistemas com pós-graduação em Tecnologia na Educação.  Atual Gerente de Projetos do Instituto Embratel.Apresentará o case Benchmarking certificado em 2013 “Comunidade e espaço de pesquisa conectados“

 Veridyana de Oliveira Cesar, Administradora Pública com especialização em Gestão de Negócios Socioambientais.  Atual Supervisora de Sustentabilidade na Danone. Apresentará o case Benchmarking certificado em 2013 “Construindo um case de sensibilização ambiental por meio de uma campanha de marketing”.

Após as exposições, o publico interagiu com os palestrantes para tirar duvidas, e no encerramento foi servido um gostoso café orgânico para network dos presentes. O Instituto MAIS agradece os apoios recebidos para realização do evento: Curso de Relações Públicas da Escola de Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi, Cacauí Eventos Sustentáveis, Virando do Avesso, Vo2, e dos voluntários I+.

O próximo encontro será em 27/03 e tratará do tema "Educação para a Sustentabilidade". O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas no site do Instituto MAIS - www.institutomais.org 

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Diálogos Capitais

Carta Capital e Envolverde realizam o evento Diálogos Capitais com o Forum Brasil nos dias 18 e 19 de março, em São Paulo/SP. Inscrições gratuitas até 14 de março. O Instituto Mais apoia este evento. 
Carta Capital Email MKT - Fórum Brasil (Dialogos para o Futuro) V3

Benchmarking Brasil conquista admiração e respeito de especialistas e instituições internacionais


logo_bench_invertido_laranja_p

Benchmarking Brasil conta com apoios internacionais e participações renomadas em sua comissão técnica

A comissão técnica que irá selecionar os cases Benchmarking que integrarão o Ranking dos detentores das melhores práticas de sustentabilidade de 2014 é composta por 15 especialistas de seis diferentes países.

Jorge Queiroz, de Oslo (Noruega), especialista Internacional em Assuntos Ambientais das Nações Unidas é um dos integrantes da comissão técnica 2014. Em depoimento sobre o Programa Benchmarking Brasil, Queiroz fala sobre a importância da conscientização das pessoas, mas também das empresas pelo desenvolvimento sustentável. “A Revolução Industrial gerou grandes benefícios não há duvida, mas também impôs gigantesca destruição ao meio ambiente. A conscientização da população, juntamente com as inúmeras e mais diversas iniciativas em andamento a nível mundial na obtenção de um desenvolvimento responsável e sustentável são fatos extremamente alentadores e sem dúvida podem ajudar na reversão do quadro dramático em que nos encontramos. O Programa Benchmarking Brasil é um deles, e vem dando importante contribuição nessa direção, estimulando a prática da excelência socioambiental no Brasil."

Andrea Vialli, jornalista brasileira é também integrante da comissão técnica desse ano, e falou sobre o Programa Benchmarking Brasil: “Sustentabilidade é sinônimo de perenidade, de se fazer relevante. Nesse sentido, o Benchmarking Brasil vem mostrar que há instituições trabalhando por esse ideal e se engajando no processo, pois o importante é seguir na jornada.” 

Seja Benchmarking em 2014
Bench_Brasil

O Programa Benchmarking Brasil está em sua 12ª edição e neste período contou com a participação de mais de 160 especialistas de 18 diferentes países, e apoio das mais expressivas instituições representativas do Brasil e outros países. Certificou práticas de 162 instituições brasileiras e construiu o maior banco de práticas de sustentabilidade de livre acesso do país. Publicou a série BenchMais com dois volumes que apresenta os resumos dos cases selecionados, artigos técnicos, depoimentos da comissão técnica e especialistas internacionais, além de prefácio de personalidades como Dr. Paulo Nogueira Neto, primeiro Ministro do Meio Ambiente do Brasil e Izabella Teixeira, atual Ministra da pasta.

Benchmarking Brasil 2014 recebe apoio institucional de organizações internacionais: Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento IAPMEI  e da Rede Nacional de Responsabilidade Social de Portugal. 

Sobre o Programa Benchmarking Brasil

louro_verde_2014_p1Em 11 edições já realizadas, o Programa Benchmarking Brasil se consolidou como um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do país. Com uma metodologia estruturada e participação de especialistas de vários países, o Ranking Benchmarking define e reconhece os detentores das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil. O programa, além do Ranking, congrega outras ações de fomento à sustentabilidade como publicações, banco digital de livre acesso, encontros técnicos, feiras e congressos, entre outros. Além de incentivar a busca da melhoria contínua e a adoção das boas práticas nas organizações, o Programa Benchmarking Brasil contribuiu de forma efetiva com a construção de massa crítica em sustentabilidade no país. Em 2013, Benchmarking Brasil foi o grande vencedor (1º colocado) na categoria Humanidades do Prêmio von Martius de Sustentabilidade da Câmara de Comércio Brasil Alemanha. Instituições e gestores com boas práticas socioambientais podem inscrever seus cases até 31 de Março.  

Mais Informações:
Regina Jorge
Assessora de Imprensa
Email: regina_jorge@institutomais.org
Fones: 11 – 2959-5442 / 97692-9199 / 98924-1086

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Benchmarking Brasil - Os Detentores das Melhores Práticas do País

Os Melhores da Gestão Socioambiental Brasileira
Inscrições até 31 de Março
emkt3_D

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Benchmarking Brasil, o vestibular da sustentabilidade aplicada


trofeu_2013
Inscrições de cases até 31 de Março

No vestibular da sustentabilidade aplicada só passam organizações que comprovam suas boas praticas. Nestes 12 anos de existência, o Programa Benchmarking Brasil já certificou e compartilhou 279 práticas de sustentabilidade, reconhecidas como cases Benchmarking. Tornar-se “Benchmarking” que na linguagem corporativa significa ser uma referência e um exemplo a ser seguido, o que não é fácil, nem simples, nem para todos. Ao observar o Banco de Práticas do Programa, nota se claramente a regularidade e continuidade das organizações em sustentabilidade aplicada, destacando se aquelas que anualmente tiveram folego e competência para emplacar um ou mais cases no Ranking Benchmarking dos detentores das melhores práticas socioambientais do Brasil.

Bench_inspiraO Programa Benchmarking Brasil atua no especifico, no detalhe, no “modus operandi”. Os cases são avaliados por especialistas de vários países que pontuam quesitos da pratica sem ter acesso ao nome da organização. Os cases que obtém índice técnico (pontuação igual ou superior a 7.1) são considerados “Benchmarking” pela excelência técnica e metodológica com que foram desenvolvidos e implementados pelos seus gestores e pela instituição.
Benchmarking Brasil em Números

Em 11 edições já realizadas, 145 especialistas de 18 diferentes países trabalharam voluntariamente para a seleção dos melhores cases de sustentabilidade que integram o Ranking Benchmarking de cada edição e que depois de aprovados, passam a fazer parte do maior Banco Digital de Práticas de Sustentabilidade com livre acesso na internet do país. Os cases Benchmarking, além do Banco Digital, são compartilhados com públicos especializados e formadores de opinião. São apresentados em encontros técnicos, publicados em revistas especializadas e livros de gestão. A série BenchMais já lançou 2 volumes, BenchMais 1 e BenchMais 2. Em 2015 será lançado BenchMais3 com os resumos das práticas certificadas nas ultimas 4 edições: 2011, 2012, 2013 e 2014.  Portanto, a ultima chance para se ter 1 página em BenchMais3, será a participação na edição 2014. O Banco de Práticas congrega 279 práticas catalogadas em 10 diferentes categorias gerenciais.

"Esta é a 12ª edição, e quando olhamos para os números do Programa ficamos orgulhosos em saber que Benchmarking Brasil é a fotografia da gestão socioambiental brasileira, registrando seus avanços, nível de maturidade e qualidade gerencial. Mais de 160 organizações já passaram pelo crivo Benchmarking, o vestibular da sustentabilidade aplicada das instituições no Brasil”, afirma Marilena Lino de Almeida Lavorato, organizadora do Programa Benchmarking Brasil desde sua primeira edição.

Louro_verde_2014Sobre o programa Benchmarking Brasil: 

Em 11 edições já realizadas, o Programa Benchmarking Brasil se consolidou como um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do país. Com uma metodologia estruturada e participação de especialistas de vários países, o Ranking Benchmarking define e reconhece os detentores das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil. O programa, além do Ranking congrega outras ações de fomento a sustentabilidade como publicações, banco digital de livre acesso, encontros técnicos, feiras e congressos, entre outros. Além de incentivar a busca da melhoria contínua e a adoção das boas práticas nas organizações, o Programa Benchmarking Brasil contribuiu ao longo destes 12 anos de forma efetiva com a construção de massa crítica em sustentabilidade no país. Em 2013, Benchmarking Brasil foi o grande vencedor (1º colocado) na categoria Humanidades do Prêmio von Martius de Sustentabilidade da Câmara de Comércio Brasil Alemanha. Empresas e gestores com boas práticas socioambientais podem inscrever seus cases até 31 de Março.

São Paulo, 13 de Fevereiro de 2014

Regina Jorge
Assessora de Imprensa Voluntária
Email: regina_jorge@institutomais.org
Fones: 11 – 2959-5442 / 97692-9199 / 98924-1086

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Para Empresas e Gestores com Boas Práticas Socioambientais

Os Legítimos da Sustentabilidade
Até 31 de Março
EMKT2

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Porque Benchmarking Brasil é uma fotografia da sustentabilidade aplicada em nosso país?

Bench_inspira_fundo_negro
O banco de boas práticas do Programa Benchmarking Brasil contém 279 práticas catalogadas ao longo destes 12 anos de existência. Estas práticas são selecionadas (certificadas) a cada edição anual do Programa e organizadas em 10 diferentes temáticas gerenciais da sustentabilidade. 

Ao observar o Banco de Práticas, nota-se claramente o processo de construção da consciência e aplicabilidade da temática socioambiental na gestão das empresas e instituições brasileiras.

Desde 2003 quando se realizou a primeira edição do Benchmarking Brasil (que na época chamava-se Benchmarking Ambiental Brasileiro), foi se desenhando as temáticas que receberiam mais investimentos e atenção de acordo com as motivações do periodo. Identificamos três blocos referenciais: Cultura (2 categorias), Demandas (3 categorias) e Inovações (5 categorias).  

Bloco Cultura: A categoria que certificou mais práticas Benchmarking no período foi Educação e Informação Socioambiental (84), seguida da categoria Políticas e Ferramentas de Gestão (50), levando-nos a concluir que primeiro se educa (constrói consciência e cultura) e depois se estrutura metodologicamente. É o caminho natural do aprendizado e da transformação.

Bloco Demandas: Logo em seguida e, praticamente empatadas, vem as categorias: Resíduos (34), Recursos Hídricos (31) e Proteção e Conservação (30). Certamente motivadas pelas demandas legais e mercadológicas do período.

Bloco Inovações e outros: E ao final nos deparamos com as demais categorias: Energia (13); Pesquisa e Desenvolvimento de Novos Produtos (11); Emissões (10); Arranjos Produtivos (8); Manejo e Reflorestamento (8). Neste bloco há uma variedade de categorias que sofreram influencias diversas no período, mas certamente motivadas por fatores socioeconômicos e ambientais. 

Louro_verde_2014A sintonia entre cenário e práticas:

Para efeito ilustrativo, vamos destacar a ultima edição Benchmarking Brasil. Em 2013, 25% dos cases certificados estavam na categoria Recursos Hídricos. Coincidentemente, em 2014 a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) vive um período atípico, ou seja, verão com pouca chuva e com alto risco de racionamento no fornecimento da água.  Veja o volume do reservatório Cantareira (Janeiro) que abastece a RMSP nos últimos 4 anos: 22,9% (2014), 52,3% (2013), 74,8% (2012), 94% (2011) – Fonte SABESP.

Somado ao fator climático, as fontes de água não seguem o crescimento (populacional e industrial) da população.  Esta é uma preocupação nacional: como equacionar a disponibilidade de água versus as demandas de consumo (humano e industrial)? Essa preocupação está claramente registrada no Banco de Práticas do Programa Benchmarking Brasil, um dos mais importantes selos de sustentabilidade do país. No último ano 1/4 dos 30 cases certificados abordaram práticas que envolvem os recursos hídricos. Grandes empresas e instituições (07) disponibilizaram e compartilharam suas soluções no Banco de Boas Práticas do Programa Benchmarking para acelerar o desenvolvimento socioambiental do Brasil nesta questão. 

Os Legítimos da Sustentabilidade
trofeu_2013
Para esse ano, empresas e gestores com boas práticas de sustentabilidade podem inscrever seus cases até 31 de março para concorrer ao Ranking Benchmarking 2014. Os cases aprovados farão parte do maior Banco Digital de Boas Práticas Socioambientais (certificadas) com livre acesso do país. 

No "Dia Benchmarking, Compartilhar para Crescer" que ocorrerá no dia 4 de junho (quarta-feira), será conhecido o Ranking Benchmarking Brasil dos detentores das melhores práticas socioambientais do país. 

Em seus 12 anos de existência já passaram pelo crivo Benchmarking, 162 instituições brasileiras atuantes nos três setores da economia, e localizadas em 13 diferentes estados do país. As práticas inscritas são avaliadas por uma comissão técnica multidisciplinar com participações relevantes no cenário nacional e internacional, o que garante credibilidade e transparência. Uma vez selecionadas, integram o Ranking Benchmarking Brasil e serão compartilhadas com público especializado e formador de opinião em livros, revistas, banco digital e eventos técnicos. 

Além de acelerar o desenvolvimento técnico da gestão socioambiental brasileira, o Programa Benchmarking ajuda no diálogo e na prestação de contas da organização com seus diversos públicos de interesse. Também oferece relevante serviço de utilidade pública na medida em que informa a sociedade o "modus operandi" das organizações para com as questões socioambientais, ou seja, mostra a sustentabilidade aplicada no dia a dia da empresa, muito além da teoria e do discurso. 

Comissão Técnica, plural e com participações internacionais 

Bench_Brasil
Um dos pilares do Programa Benchmarking é a sua comissão técnica. Ela compreende identificação de nomes consagrados de personalidades e especialistas comprometidos com ações sustentáveis e atuantes em entidades e instituições com reconhecido valor e que represente significativos segmentos da sociedade.

Este ano, a comissão técnica tem representantes de seis diferentes países: Brasil, Canadá, Estados Unidos, Noruega, Reino Unido e Portugal. Os critérios de avaliação são transparentes e os membros da comissão técnica avaliam a qualidade gerencial das práticas de sustentabilidade do case sem ter acesso ao nome da instituição.

Além do Ranking, o programa congrega outras ações de fomento a sustentabilidade tais como: Publicações (Livro e Revista), Banco Digital de Práticas com Livre Acesso, Encontros Técnicos, Feiras e Congressos, entre outros.  Ao longo destes 11 anos, o Benchmarking Brasil incentivou a busca da melhoria contínua e a adoção das melhores práticas nas organizações, contribuindo assim com a construção de massa crítica em sustentabilidade no país.

São Paulo, 06 de Fevereiro de 2014

Regina Jorge
Assessora de Imprensa Voluntária
Email: regina_jorge@institutomais.org
Fones: 11 – 2959-5442 / 97692-9199 / 98924-1086

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Comunicação para a Sustentabilidade

Encontro Técnico I+ em 27 de Fevereiro  
Serão 04 especialistas e 02 cases Benchmarking
Av. Paulista, 2000 - 15o andar
EMKT_FEVEREIRO_2014
(*) Se não quiser mais receber informações sobre nossas atividades envie este email para remover@benchmarkingambiental.com.br