terça-feira, 22 de abril de 2014

Benchmarking Junior revela jovens talentos das inovações verdes

LOGO_BENCH1
Novas Tecnologias e Empreendedorismo Jovem 

Benchmarking Junior se transformou no caçador de jovens talentos das inovações verdes. Jovens alunos de escolas técnicas com suas maravilhosas engenhocas que nos surpreendem pela inovação e ganhos que proporcionam. Estes projetos, além da criatividade trazem inseridos os atributos da sustentabilidade para garantir ganhos ambientais e sociais além dos ganhos econômicos.

Para 2013, Benchmarking Brasil espera receber e aprovar 10 novos projetos com a ajuda de um corpo de jurados de 5 especialistas. A Comissão técnica deste ano conta com a visão de quem trabalha com inovações tecnológicas e empreendedorismo. São 05 especialistas com trajetórias respeitadas em instituições líderes em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias e empreendedorismo, trazendo para Benchmarking Junior a visão do futuro e principalmente do que o mercado absorverá,mem termos de novas tecnologias, nos próximos anos. 

Sergio Wigberto Risola, um dos integrantes da Comissão Técnica 2014 é Diretor e CEO do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (CIETEC), e, em seu depoimento sobre Benchmarking Junior destacou o empreendedorismo "Nosso trabalho concentra-se em garimpar ideias inovadoras em todos os ambientes onde essas ideias possam germinar e entendemos que em Benchmarking Jr encontraremos uma mina de pedras preciosas a serem lapidadas.  Essa é a nossa aposta  ao entendermos o inovador e já vencedor modelo de negócios do Benchmarking Brasil ao inspirar pessoas para o engajamento nas praticas das inovações verdes".

João Alexandre Paschoalin Filho, também integrange da comissão técica 2014, professor e pesquisador do Programa de Mestrado em Gestão Ambiental e Sustentabilidade da Universidade Nove de Julho, disse em seu depoimento "Benchmarking Jr é uma excelente oportunidade para que os estudantes desenvolvam projetos sustentáveis, o que é de grande importância para sua formação profissional e cidadã". 

Outros 03 especialistas representantes das escolas parceiras, Denise Santos (Centro Paula Souza), Marcelo Gozeloto e Nanci Gardim (SENAI SP) completam a comissão técnica 2014 e terão a difícil tarefa de avaliar e selecionar os projetos inscritos. 

Benchmarking Junior tem um regulamento de participação e receberá inscrições de projetos de inovações verdes de alunos das escolas técnicas parceiras até 30 de abril. A lista dos projetos aprovados será divulgada na 2a quinzena de maio e nos dias 03 e 04 de Junho, os projetos serão apresentados no 12o Dia Benchmarking, Compartilhar para Crescer.  BenchDay se realizará no auditório do Tribunal Federal Regional da 3a Região, Av. Paulista, 1842 - Torre Sul, 25o andar, São Paulo/SP.  Benchmarking Junior 2014 é realizado com o apoio do SENAI SP e do Centro Paula Souza. Para saber mais sobre o 3o Benchmarking Junior, clique Aqui


Sobre Benchmarking Junior

bench Junior
 Em 2012 o Programa Benchmarking Brasil completou 10 anos e coerente com sua proposta de formar e desenvolver a massa crítica da sustentabilidade no País, lançou o Benchmarking Junior para incentivar os jovens talentos da inovações verdes.  Benchmarking Junior adota a metodologia "Benchmarking" para selecionar os melhores projetos de inovações verdes de alunos de nível médio e graduação de cursos técnicos das escolas e faculdades apoiadoras da iniciativa. 

Em 2012 foram reconhecidos 10 projetos de inovações verdes. Em 2013, Benchmarking Junior selecionou 11 projetos inovadores dos alunos de cursos técnicos do nível médio das escolas: Senai SP e Centro Paulo Souza, e de alunos do nível médio e graduação do IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Os projetos vencedores tinham em comum as inovações tecnológicas que proporcionaram ganhos sociais e ambientais, além do econômico, principalmente para a economia local e qualidade de vida das pessoas. Em comum nos projetos destes jovens alunos é a inovação e o processo gerencial diferenciado pelo olhar de uma nova geração. Os projetos são avaliados por uma comissão técnica multidisciplinar que adota critérios do "Programa Benchmarking Brasil" para selecionar os mais consistentes e inovadores.  

Mais Informações, AQUI

terça-feira, 8 de abril de 2014

A Crise da Água - Entrevista Opinião Livre

O sistema Cantareira abastece aproximadamente 50% da população da RMSP - Região Metropolitana de São Paulo, e com a crise hídrica de 2014 vem dia a dia registrando queda no índice de armazenamento da água. 

Hoje, 08 de abril, registra 12,7% , certamente o menor índice desde sua criação nos anos 60.  Este verão, a região não recebeu a quantidade de chuvas necessárias para que o sistema ficasse confortável para viver o período outono/inverno, que naturalmente registra pouca ou nenhuma chuva, o que é preocupante. Em fevereiro, quando a crise já começava a preocupar, Marilena Lavorato, ambientalista, gestora ambiental e Presidente do Comitê de Sustentabilidade do Instituto Mais deu entrevista ao programa Opinião Livre sobre esta importante questão. 

Durante 30 minutos, Marilena respondeu perguntas da apresentadora Silvia Vinhas, esclarecendo e informando didaticamente sobre o processo que critico que vivemos. Vale conferir.





segunda-feira, 7 de abril de 2014

Benchmarking Brasil - Os Legítimos da Sustentabilidade

Bench_inspira_verde
Para quem quer ser Benchmarking em práticas de sustentabilidade, prazo encerra hoje

Empresas e gestores com boas práticas tem até as 23h59 do dia de hoje (07/04) para envio de suas boas práticas socioambientais que concorrem a certificação e participação do Ranking Benchmarking 2014. 

Benchmarking Brasil, considerado a fotografia da gestão socioambiental brasileira, há 12 anos consecutivos reconhece, certifica e compartilha as melhores práticas de sustentabilidade das organizações brasileiras. Neste período contou com a participação de 160 especialistas de 19 diferentes países em sua comissão técnica. Certificou 162 organizações brasileiras e construiu o maior banco de práticas socioambientais certificadas e com livre acesso do país. 

Legítimos da sustentabilidadelouro_verde_2014_p1

O programa Benchmarking Brasil adota metodologia própria construída e aperfeiçoada pelos especialistas de sua comissão técnica, que avaliam a prática inscrita sem ter acesso ao nome da organização adotante. Benchmarking Brasil tem como foco o modus operandi das organizações em práticas de sustentabilidade. Avalia como a sustentabilidade está sendo aplicada pela organização, por isto, tem maior visualização e precisão no resultado final. Presta relevante serviço de utilidade pública por ser um canal de comunicação com stakeholders. A medotologia assegura transparência e prestação de contas detahada da organização que abre seu modus operandi  a publico especializado e formador de opinião, e não apenas seu investimento e resultados autopublicados. Benchmarking Brasil está em sua 12a edição, e BenchDay 2014 se realizará no dia 04 de junho no auditório do Tribunal Regional Federal da 3a Região, Av. Paulista, 1842 - 25o andar - Torre Sul , uma das torres gemeas da paulista. 


Sobre Benchmarking Brasil

trofeu_diploma_p1O Programa Benchmarking Brasil é uma iniciativa de fomento a sustentabilidade que reconhece, certifica e compartilha o melhor do conhecimento socioambiental aplicado das instituições brasileiras. Em 11 edições já realizadas Benchmarking Brasil se consolidou como um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do País e se tornou a fotografia da gestão socioambiental brasileira. 

Com uma metodologia estruturada e participação de especialistas de vários países, o Ranking Benchmarking define e reconhece os detentores das melhores práticas de sustentabilidade. Além do Ranking, o programa congrega outras ações de fomento a sustentabilidade tais como: publicações (Livro BenchMais 1 e 2), Revista Benchmarking, Banco Digital de Boas Práticas com Livre Acesso, Encontros Técnicos, entre outros.

O Programa Benchmarking é uma iniciativa independente com a participação voluntária de especialistas e lideranças de vários países e com apoios multisetoriais. Ao longo destes 12 anos, o Programa incentivou a busca da melhoria contínua e a adoção das melhores práticas nas organizações, contribuindo assim com a construção de massa crítica em sustentabilidade no país. Benchmarking Brasil recebe inscrições de cases para concorrer ao Ranking 2014 até 07 de abril de 2014.

Mais informações: www.benchmarkingbrasil.com.br