quarta-feira, 29 de julho de 2015

Cristian Dimitrius é reconhecido pelo Programa Benchmarking Brasil

Dimitrius_edit_fala_p Biólogo Cristian Dimitrius, do Domingão Aventura da TV Globo, é Benchmarking Pessoas 

Transformar realidades com sua dedicação em defesa do meio ambiente e da sustentabilidade socioambiental é a missão de Cristian Dimitrius, biólogo, cinegrafista e fotógrafo que participa quinzenalmente do quadro Domingão Aventura do Domingão do Faustão da TV Globo. E esse engajamento socioambiental levou ao reconhecimento do Benchmarking Pessoas que existe desde 2012 e reconhece o ativismo de resultados e trajetórias que deixam um legado para as futuras gerações. 

Segundo Dimitrius, Sustentabilidade não é algo para poucos e sim um dever de todos. Por isso, sua missão é fazer com que as pessoas se apaixonem pelo nosso planeta por meio de suas imagens, criando assim um desejo maior pela conservação. “Acredito que esse reconhecimento seja mais relevante do que um Oscar pois, ao contrário de entretenimento, ele está voltado para uma das causas mais importantes da atualidade. Fico feliz de fazer a minha contribuição e ser reconhecido por isso.  Tenho certeza que ganhei uma força extra na minha missão de inspirar pessoas a cuidar do planeta”, comenta. 

Sobre o Benchmarking Pessoas:

Lançado em 2012, o Benchmarking Pessoas reconhece o ativismo de resultados e trajetórias que deixam um legado para as gerações futuras. Benchmarking Pessoas presta uma homenagem aqueles que nos inspiram com seus atos e exemplos de vida. Esse ano, ele homenageia personalidades cujas profissões permitem falar de forma especial com as pessoas. E é claro, que esta característica é muito bem-vinda quando falamos de conscientização e sustentabilidade.
Dimitrius_backdrop_pDimitrius_edit_p

Sobre o Programa Benchmarking Brasil

louroverde2015_pEm 13 edições já realizadas, o Programa Benchmarking Brasil se consolidou como um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do país. Com uma metodologia estruturada, reconhecida pela ABNT, e participação de especialistas de vários países, o Ranking Benchmarking define e reconhece os detentores das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil.  O objetivo é divulgar Exemplos que educam e Práticas que transformam. Ao todo, o Programa já reconheceu 339 casos de boas práticas de sustentabilidade, 36 projetos de inovações verdes, além das obras artísticas e homenagens a pessoas que fazem a diferença nessa área. 

O programa, além do Ranking congrega outras ações de fomento a sustentabilidade como publicações, banco digital de livre acesso, encontros técnicos, feiras e congressos, entre outros. Além de incentivar a busca da melhoria contínua e a adoção das boas práticas nas organizações, o Programa Benchmarking Brasil contribuiu ao longo destes 13 anos de forma efetiva com a construção de massa crítica em sustentabilidade no país. 

Em 2013, Benchmarking Brasil foi o grande vencedor (1º colocado) na categoria Humanidades do Prêmio von Martius de Sustentabilidade da Câmara de Comércio Brasil Alemanha. 

São Paulo, 30 de julho de 2015. 
Assessoria de Imprensa do Programa Benchmarking Brasil 
Regina Pietscher 
regina_pietscher@institutomais.org 
(11) 2959-5442 / 11 – 98924-1086

Benchmarking Brasil: Relatórios da edição 2015 mostra como a sustentabilidade está sendo aplicada nas organizações

TELA_ASSINATURA_FOTOGRAFIA
Indicadores apontam os caminhos trilhados pelas organizações para a inclusão das boas práticas de sustentabilidade em seus negócios

A cada nova edição, nota-se o aprimoramento da gestão socioambiental brasileira. O Ranking Benchmarking oferece indicadores para se monitorar movimentos relevantes da sustentabilidade na área empresarial.   Observa-se como a sustentabilidade está sendo aplicada pelas empresas, como por exemplo, o grau de aprimoramento do modus operandi (sistemas de gestão), as áreas que recebem mais atenção, e até mesmo, os segmentos e ramos de atividades mais comprometidos e por isto, mais avançados em suas boas práticas socioambientais. Com um olhar mais atento podemos ver o surgimento de tendências e novos cenários se formando.

A edição 2015 registrou algumas particularidades que merecem destaques para uma compreensão mais apurada da realidade socioambiental brasileira. As 28 práticas certificadas dão suporte para uma compreensão maior sobre a preferência das empresas em determinados focos para investimentos e atuações. O Ranking 2015 apontou alguns indicadores importantes, por exemplo:

1- Temas Campeões:

Como já esperado, "Educação e Informação Socioambiental" foi uma das categorias mais concorridas com aproximadamente 30% das práticas certificadas (8 cases). Já "Resíduos" ficou em segundo lugar com com 21% das práticas certificadas (6 cases).
Categoria_Gerencial_2015

2- Ramos de Atividades com maior comprometimento e avanço:

Já em relação ao ramo de atividade com maior presença no Ranking registramos as empresas governamentais com 18% das práticas certificadas (5 cases), seguido de empresas de mineração e energia, empatados" com 14% (4 cases cada).
Ramo_de_Atividade_2015
3- Estados e Regiões mais atuantes:

O Ranking 2015 contemplou empresas de 10 diferentes estados localizados em 3 regiões (Sul, Sudeste, e Nordeste). A região sudeste respondeu por 72% do total. São Paulo foi o estado com maior número de práticas certificadas (11 cases) representando 39% do total. Na sequencia  temos RJ com 4 práticas certificadas (14%) e Minas Gerais com 3 práticas certificadas (11%). Este ano não tivemos a entrada de nenhum novo estado no Ranking .
Estados_2015Regiao_2015

4- Segmentos participantes: 

A iniciativa privada liderou o Ranking 2015 com 60% das práticas certificadas (17). Mas o Ranking também congrega Empresas Públicas, ONG, Entidades Representativas, Institutos e Fundações, Governo. Portanto tivemos os 3 setores representados.
Segmentos_2015

5- Comissão Técnica multidisciplinar e com 16 especialistas de 06 diferentes países

A Comissão técnica 2015 em conformidade com o regulamento do Programa Benchmarking Brasil reuniu 16 especialistas de 6 diferentes países. Ou seja, contou com 1/3 do corpo de jurados de outros países para conferir visão global na análise.
Comissao_Tec_2015

Conclusões e justificativas

A edição 2015 apresenta numeros e informações que nos remete a algumas conclusões. Em 2015 repetiu se a preferência das empresas nas temáticas  Educação e Informação, e Resíduos, os dois primeiros colocados em categorias gerenciais.  Em relação aos ramos de atividades, acreditamos que a regularidade das empresas de energia no Ranking Benchmarking deva-se aos constantes investimentos dos últimos anos que o setor tem feito na área socioambiental, e isto refletiu no bom resultado.  Já a liderança da região sudeste no Ranking Benchmarking em nosso entender se deve a  alta concentração de empresas e industrias na região.

Benchmarking Brasil, além de compartilhar as práticas certificadas em seu Banco Digital e nas publicações (livros, portais e revistas), também fornece dados relevantes para compreensão do nível de maturidade e dos avanços conquistados pela gestão socioambiental brasileira. Não é sem motivos que é considerado como mais preciso na exposição desta fotografia da gestão socioambiental brasileira.

louro_dourado_generico_bb_MAISCULA_PSobre o Programa Benchmarking Brasil:

Em 13 edições realizadas, o Programa Benchmarking Brasil se consolidou como um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do país. Com uma metodologia estruturada, reconhecida pela ABNT, e participação de especialistas de vários países, o Ranking Benchmarking define e reconhece os detentores das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil.  


O objetivo é divulgar Exemplos que educam e Práticas que transformam. Ao todo, o Programa já reconheceu 339 casos de boas práticas de sustentabilidade, 36 projetos de inovações verdes, além das obras artísticas e homenagens a pessoas que fazem a diferença nessa área. 

O programa, além do Ranking congrega outras ações de fomento a sustentabilidade como publicações, banco digital de livre acesso, encontros técnicos, feiras e congressos, entre outros. Além de incentivar a busca da melhoria contínua e a adoção das boas práticas nas organizações, o Programa Benchmarking Brasil contribuiu ao longo destes 13 anos de forma efetiva com a construção de massa crítica em sustentabilidade no país. 

Em 2013, Benchmarking Brasil foi o grande vencedor (1º colocado) na categoria Humanidades do Prêmio von Martius de Sustentabilidade da Câmara de Comércio Brasil Alemanha.

São Paulo, 30 de Julho de 2015 
Assessoria Imprensa 
(11) 3257-9660/ 3729-9005 
benchmarkingbrasil.com.br

sábado, 25 de julho de 2015

Crise hídrica motiva jovens talentos a criarem APPs para economia de água no Programa Benchmarking Brasil

HACKATHON_GERAL_JOVEM
Os projetos foram selecionados pelo Programa Bechmarking Brasil que contou com jurados do Google, Intel e profissionais da sustentabilidade

Com a crise hídrica instalada em cerca de 11 estados brasileiros, nada melhor do que o uso de aplicativos mobile para ajudar a controlar o consumo de água. Por isso, o Programa Benchmarking Brasil, considerado o mais respeitado selo socioambiental do país, lançou o Hackathon Mais da Sustentabilidade em parceria com cursos de Tecnologia da Informação das universidades Anhembi Morumbi e Uninove. 

O objetivo é incentivar e reconhecer o talento de jovens designers e programadores que, com seus aplicativos, ajudam a construir uma nova consciência e cultura em relação aos desafios socioambientais de nossa época. 

O Programa recebeu cerca de 10 projetos de aplicativos com foco no suporte ao uso racional da água, reconhecendo cinco deles. Representantes das empresas Google e Intel fizeram parte da comissão técnica que avaliou os aplicativos. 

O aplicativo Level Up+, criado por Erico Luiz Frank, 19 anos, e Rodrigo Silveira Dias de Lima, 30 anos, alunos da Uninove, foi o grande vencedor pelo júri técnico. Level Up+ aposta no poder das mídias sociais já que os usuários postam fotos de vazamentos de água em vias públicas, pessoas lavando carros, calçadas etc. As fotos terão um geolocalizador de onde foi tirada ajudando os funcionários da rede de saneamento básico da cidade identificar e solucionar rapidamente o problema. “Nossa ideia é trazer a responsabilidade social não apenas às empresas de saneamento básico, mas para o público em geral, para que atuem como vigilantes. Ele ajuda a passarmos pela grave crise hídrica, aliando rapidez e o alcance das mídias sociais”, explica o universitário Érico Luiz Frank. 

Reconhecido pelo voto popular, o aplicativo auxilia no consumo inteligente de água para irrigação, uma das principais formas de desperdício do recurso no mundo que chega a 70%. Segundo seu criador, Fabrício Tenaglia, 23, da Anhembi Morumbi, o app calcula a quantidade de litros de água necessários para irrigar uma determinada área da propriedade, ajudando o produtor rural a usar o recurso de forma mais racional, evitando desperdícios, porém mantendo a produtividade. De acordo com José Valdvogel de Almeida, professor do curso de Engenharia de Software da Anhembi Morumbi, o desperdício de água é um problema socioambiental com consequências graves para o meio ambiente. “O programa Hackathon MAIS transporta os estudantes do âmbito acadêmico para tratar essa problemática por meio de ideias inovadoras e aplicáveis”, complementa.
LevelUP_EDIT APP_release_1_27_7_15  
Os demais aplicativos selecionados respectivamente como terceiro, quarto e quinto lugares foram: 

- Mizu (água em japonês), dos alunos da Uninove. Ele é um jogo eletrônico para Windows e Android voltado para o público infantil com o objetivo de ensinar as crianças a utilizar corretamente a água. Nele, o jogador assumirá o papel do personagem Mizu, que precisa descobrir o motivo do rio estar secando ele andará pela cidade em busca de vazamentos e desperdícios. O jogador terá que reverter esse quadro para evitar que o rio desapareça e a vida da região seja extinta. 

- Ponto Falho é uma ferramenta fácil para ajudar a população a fiscalizar problemas de desperdício de água em vias públicas. Bastam três toques na tela do celular para fotografar o problema e informar o poder público. O aplicativo também pode elaborar relatórios diários sobre quantidade de pontos de desperdício de água (vazamentos etc); e ajudar na melhoria de controle das autoridades e participação da sociedade de forma rápida e eficaz. “A proposta é que cada denúncia se transforme em um chamado de atendimento e transforme o cidadão em um agente fiscalizador”, explica o aluno Igor Siqueira, 22 anos, da Universidade Anhembi Morumbi. Pelo aplicativo, a população pode ainda monitorar o tempo médio gasto pela empresa de distribuição de água para consertar o vazamento e a quantidade de pontos de desperdício em toda a cidade. 

- Reuso de águas para plantas, de autoria do aluno Claudeiton Brito Dias, da Uninove, é um app que orienta como utilizar a água da chuva, do banho ou da máquina de lavar roupas para ser reutilizada para regar as plantas domésticas e evitar desperdícios sem prejudica-las. O app traz ainda dicas de como armazená-la.

HACKATHON_EDIT_P hackathon_backdrop_p 

Sobre o Programa Benchmarking Brasil 

Em 13 edições já realizadas, o Programa Benchmarking Brasil se consolidou como um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do país. Com uma metodologia estruturada, reconhecida pela ABNT, e participação de especialistas de vários países, o Ranking Benchmarking define e reconhece os detentores das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil.  O objetivo é divulgar Exemplos que educam e Práticas que transformam. Ao todo, o Programa já reconheceu 339 casos de boas práticas de sustentabilidade, 36 projetos de inovações verdes, além das obras artísticas e homenagens a pessoas que fazem a diferença nessa área. 

O programa, além do Ranking congrega outras ações de fomento a sustentabilidade como publicações, banco digital de livre acesso, encontros técnicos, feiras e congressos, entre outros. Além de incentivar a busca da melhoria contínua e a adoção das boas práticas nas organizações, o Programa Benchmarking Brasil contribuiu ao longo destes 13 anos de forma efetiva com a construção de massa crítica em sustentabilidade no país. 

Em 2013, Benchmarking Brasil foi o grande vencedor (1º colocado) na categoria Humanidades do Prêmio von Martius de Sustentabilidade da Câmara de Comércio Brasil Alemanha. Mais informações: benchmarkingbrasil.com.br

São Paulo, 27 de julho de 2015.
Assessoria de Imprensa
Regina Pietscher regina_pietscher@institutomais.org
(11) 2959-5442 / 11 – 98924-1086

terça-feira, 21 de julho de 2015

Banda Falamansa no Benchmarking Brasil

Tato_fala_pMesmo com a agenda apertada por conta das quadrilhas de São João em todo o País, a banda de forró Falamansa abriu a agenda para receber um título inédito e fora da área musical: o reconhecimento de Benchmarking Pessoas por seu engajamento socioambiental. 

Segundo Tato, vocalista, a conquista motiva ainda mais a banda a propagar a mensagem de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente, prática que já adotam tanto individualmente como em grupo. 

“A música tem o poder de alcançar muita gente e é esse nosso objetivo para ajudar a educar e conscientizar a sociedade. E essa temática é muito maior do que fazer o bem a uma única pessoa, que é o lema da banda. É fazer o bem para nosso planeta, para todos”, comenta o vocalista. Tato_trofeu_pUnir a musicalidade à conscientização ambiental sempre foi um ideal da Banda que é adepta de atitudes sustentáveis como utilizar materiais reaproveitáveis nos cenários de shows e, sempre que possível, participar de campanhas de conscientização.

Em 2007 lançaram o DVD “Por um mundo melhor” com duas músicas temáticas falando sobre as questões ambientais:  “Segue a vida”, gravado no Rio Tiete, e “Lixo no Lixo”. 
Sobre Benchmarking Pessoas Lançado em 2012, o Benchmarking Pessoas reconhece o ativismo de resultados e trajetórias que deixam um legado para as gerações futuras. Benchmarking Pessoas presta uma homenagem aqueles que nos inspiram com seus atos e exemplos de vida. Esse ano, ele homenageia personalidades cujas profissões permitem falar de forma especial com as pessoas. E é claro, que esta característica é muito bem-vinda quando falamos de conscientização e sustentabilidade.   
Sobre o Programa Benchmarking Brasil  louroverde2015_pEm 12 edições já realizadas, o Programa Benchmarking Brasil se consolidou como um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do país. Com uma metodologia estruturada, reconhecida pela ABNT, e participação de especialistas de vários países, o Ranking Benchmarking define e reconhece os detentores das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil. O objetivo é divulgar Exemplos que educam e Práticas que transformam.

Ao todo, o Programa já reconheceu 339 casos de boas práticas de sustentabilidade, 36 projetos de inovações verdes, além das obras artísticas e homenagens a pessoas que fazem a diferença nessa área. O programa, além do Ranking congrega outras ações de fomento a sustentabilidade como publicações, banco digital de livre acesso, encontros técnicos, feiras e congressos, entre outros. Além de incentivar a busca da melhoria contínua e a adoção das boas práticas nas organizações, o Programa Benchmarking Brasil contribuiu ao longo destes 12 anos de forma efetiva com a construção de massa crítica em sustentabilidade no país. 
Em 2013, Benchmarking Brasil foi o grande vencedor (1º colocado) na categoria Humanidades do Prêmio von Martius de Sustentabilidade da Câmara de Comércio Brasil Alemanha. São Paulo, 15 de julho de 2015. Programa Benchmarking Brasil
Assessoria de Imprensa
Regina Jorge
Regina_jorge@institutomais.org
(11) 2959-5442 / 11 – 98924-1086

sábado, 11 de julho de 2015

BenchMAIS3 - As 311 melhores práticas em gestão socioambiental do Brasil

Capa_Bench3
Esperado com ansiedade por quem trabalha ou se interessa pelo tema sustentabilidade, o 3o volume da série BenchMais – As melhores práticas da gestão socioambiental do Brasil foi lançado com grande sucesso em evento fechado no dia 02 de julho, em São Paulo, capital. 

BenchMais3 - As 311 Melhores Práticas Socioambientais fez parte da programação da solenidade Benchmarking do XIII Bench Day - dia em que se conhece o Ranking dos Legítimos da Sustentabilidade no Brasil, e que este ano certificou 28 organizações. 

Para saber mais sobre Bench Day 2015, clique AQUI


Sustentabilidade como uma nova fronteira de inovação 

BENCHMAIS3_EDIT_P

A obra apresenta a sustentabilidade como uma nova fronteira de inovação reunindo práticas com excelência estratégica gerencial que trouxeram competitividade aos seus adotantes. Com mais de 500 paginas, a obra conta com 6 capítulos, 21 artigos e 311 cases Benchmarking organizados em 10 diferentes temáticas gerenciais.  

Os cases Benchmarking foram certificadas por 160 especialistas de 20 diferentes países que pontuaram os cases sem ter acesso aos nomes das organizações (172 empresas) adotantes destas práticas. A metodologia de seleção e certificação dos cases Benchmarking tem o reconhecimento da ABNT. 

BenchMais3 é fruto do Programa Benchmarking Brasil, que ao longo de uma década, construiu e detém o maior banco de práticas certificadas de sustentabilidade com livre acesso do país. Centenas de Especialistas, lideranças, ativistas e demais interessados nesta temática, já tiveram contato com os cases Benchmarking que são compartilhados em eventos técnicos e publicações especializadas, próprias (Revista, Livros e guias) e de parceiros (portais e revistas). 

A série BenchMais já publicou os volumes 1 e 2 em 2007 e 2011 respectivamente. Para ver os nomes dos articulistas e dos cases Benchmarking, clique AQUI

Bench_tags_inteligencia BenchMais3 - Inteligência Coletiva em Sustentabilidade

BenchMais3 é exuberante na produção e organização de conteúdos da gestão socioambiental. Está estruturado de forma didática e amigável para rápida localização de temas e assuntos, e compreende a organização de:
  • 6 capítulos temáticos
  • 21 artigos inéditos (incluso o prefácio) assinados por 25 autores convidados
  • 311 cases Benchmarking, organizados em 12 edições e em 10 diferentes categorias gerenciais
  • 198 citações (fichas técnicas) de cases Benchmarking certificados no período 2003 a 2010 e já publicados seus resumos em BenchMais 1 e BenchMais2
  • 113 resumos de cases Benchmarking certificados no período 2011 a 2014
  • 65 imagens (fotos e logos) que registram a memória do Programa Benchmarking no período 2003 a 2014
  • Gráficos, tabelas, listas e números que registram a performance do Programa e de seus participantes
Para adquirir BenchMais2 ou BenchMais3 (BenchMais1 está com edição esgotada), os interessados devem entrar em contato com os organizadores do Programa Benchmarking Brasil, ou preencherem formulário em Fale Conosco mencionando no campo mensagem o seu interesse 

Sobre a série BenchMais 


CAPAS_1_2_V
BenchMais é uma série que serve de pesquisa e consulta aos gestores, especialistas, lideranças e demais interessados na gestão da sustentabilidade praticada nas organizações. É uma obra de gestão e consulta, um rico acerto de conhecimento socioambiental aplicado a disposição de quem trabalha ou se interessa por práticas de sustentabilidade. Além de reunir as melhores cabeças da sustentabilidade na coletania  de artigos presentes nos 03 volumes da coleção, as obras mostram exemplos práticos da sustentabilidade que deram certo (cases Benchmarking) e que indicam caminhos e soluções para o up grade da gestão sustentável nas organizações e instituições brasileiras. BenchMais 1 teve o prefácio de Dr. Paulo Nogueira Neto, o primeiro secretário (com status de ministro) de meio ambiente do Brasil. BenchMais2 teve o prefácio de Izabella Teixeira, atual ministra do meio ambiente do país, e BenchMais 3 tem o prefácio de Dener Giovanini, um ambientalista da nova geração, que recebeu da ONU em 2003 o mais importante e prestigiado prêmio ambiental do planeta: o Unep-Sasakawa. Foi eleito pelo jornal LE MONDE como um dos 100 mais importantes ambientalistas do mundo em 2007.  Fundador da Renctas, uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, que luta pela conservação da biodiversidade, e atual colunista de meio ambiente do Estadão on line.  A cada 4 anos é lançado um novo volume com artigos técnicos e resumos dos cases Benchmarking certificados nas ultimas 4 edições do Programa Benchmarking Brasil.  São cases de boas práticas socioambientais que foram selecionados por especialistas de diversos países.  A seleção é rigorosa e feita em conformidade com a metodologia Benchmarking que tem o reconhecimento da ABNT (Associação Brasileira das Normas Técnicas). Os cases selecionados são classificados por suas pontuações no Ranking Benchmarking das melhores práticas do país.  Os cases Benchmarking são organizados em 10 categorias gerenciais: Resíduos; Energia, Emissões; Recursos Hídricos e Efluentes; Educação, Informação e Comunicação Socioambiental; Ferramentas e Políticas de Gestão; Manejo e Reflorestamento; Pesquisas Científicas e Desenvolvimento de Novos Produtos; Proteção e Conservação; e Arranjos Produtivos.  A série BenchMais é organizada pela ambientalista e idealizadora do Programa Benchmarking Brasil, Marilena Lino de Almeida Lavorato. O terceiro volume da série (BenchMais3) reuniu em suas mais de 500 páginas, a massa crítica da sustentabilidade (cientistas, especialistas, ativistas, especialistas, lideranças e autoridades) que compartilharam visão, conhecimento, reflexões, tendências e soluções em sustentabilidade. É uma obra esperada com ansiedade por quem atua na área ou se interessa pelo tema, por ser considerada a fotografia da gestão socioambiental brasileira.

São Paulo, 11 de Julho de 2015
Assessoria Imprensa
(11) 3257-9660/ 3729-9005   

sexta-feira, 10 de julho de 2015

XIII Bench Day apresentou os legítimos da sustentabilidade 2015

CT_2015_GIF_COM_LOGO
Ranking dos Detentores das Melhores Práticas Socioambientais do Brasil

Em 02 de julho, no auditório do Tribunal Regional Federal da 3a Região (TRF3), na Avenida Paulista, 1842 - 25o andar, foi conhecido o Ranking Benchmarking 2015 dos Legítimos da Sustentabilidade.

Esta foi a 13a edição do Bench Day, que certifica os legítimos da sustentabilidade em 05 modalidades: Pessoas, Junior, Artes, Hackathon e Senior.   Dividiram o palco, especialistas, cientistas, ativistas, artistas, lideranças, jovens e seniors da área socioambiental.

Bench Day se tornou a fotografia da gestão socioambiental brasileira pela formato inovador com que mobiliza a massa crítica da sustentabilidade no movimento pelas boas práticas nas organizações brasileiras.

Bench Day, um dia pelo avanço da sustentabilidade no país

A sustentabilidade tratada como uma nova fronteira de inovação foi a marca do XIII Bench Day que durante 12 horas apresentou uma programação intensa para mais de 300 pessoas que ocuparam 2 auditórios, sendo um deles com transmissão simultânea.

Tivemos 28 cases Benchmarking das organizações certificadas para o Ranking 2015.  E, 10 projetos de inovações verdes incluindo os 5 APPs de controle hídrico, desenvolvidos por alunos de cursos técnicos de escolas profissionalizantes e de cursos de TI das universidades. 10 obras de arte sustentável foram expostas, 02 personalidades homenageadas e 01 livro de gestão, BenchMais3, foi lançado no decorrer do dia.  A programação ainda contou com atrações artísticas culturais: Robson Miguel, o violonista numero 1 do mundo, coral Trato no Tom do TRF3, e apresentações de stand up comedy. Bench Day 2015 se encerrou com um coquetel de confraternização para que os legítimos da sustentabilidade pudessem comemorar esta data que contribuiu para o avanço da sustentabilidade no país.

Durante o dia, foi realizado o seminário Benchmarking e a noite, a solenidade Benchmarking. A seguir, os principais momentos da solenidade com os Legítimos da Sustentabilidade de 2015

Presidente_TRF3_P MARILENA_EDIT_P
Dr. Fabio Prieto, Presidente do TRF3 e Marilena Lavorato, idealizadora Benchmarking Brasil

BENCHMAIS3_EDIT_P MC_EDIT_P Lançamento de BenchMais3 - As 311 Melhores Práticas em Gestão Socioambiental do Brasil, com seus principais articulistas

BENCHPESSOAS_EDIT_P RK_ARTES_EDIT_P Bench Pessoas com Tato, vocalista da Banda Falamansa e Cristian Dimitrius, Cinegrafista e Apresentador de TV; e Bench das Artes com artistas plásticos e artesãos

HACKATHON_EDIT_P BENCH_JR_EDIT_P
Benchmarking Escola com Hackathon MAIS da Sustentabilidade e Benchmarking Junior

BENCH_SENIOR_EDIT_P

Ranking Benchmarking Brasil 2015 com 28 organizações detentoras das melhores práticas de sustentabilidade

selo_vermelho
Ranking Benchmarking 2015 Os Legítimos da Sustentabilidade
 
RK EMPRESA CASE BENCHMARKING
Itaipu Binacional (PR) Mais Peixes em Nossas Águas
Cargill Agrícola (SP) Pomarola Mais Sustentável
Triunfo-Transbrasiliana (SP) Multiplicadores em Educação Ambiental
Abbott (RJ) Compostagem de Resíduos
Fundação Alphaville (SP) Programa Jovem Sustentável
Ambev (SP) Ação Coletiva para Preservar Água
SABESP (SP) Gestão da Escassez de Água
ArcelorMittal Tubarão (ES) Plano Diretor de Águas
Petrobras (RJ) Gestão Energética Predial
10º Dana (RS) A Reciclagem de Borracha na Dana
11º Casa da Moeda do Brasil (RJ) Restauração Florestal da CMB
12º AVON (SP) Out of The Box
13º Instituto Embratel Claro (RJ) TICs e Turma do Sítio/FUNSAG
14º Alumar (MA) Fontes de Energia de Sucesso
15º Empresa Suape (PE) Projeto Pedagogia Ambiental
16º Renova Energia (BA) Museu do Alto Sertão da Bahia
17º Aurora Alimentos (SC) Programa Amigo Energia
18º Subprefeitura Itaim Paulista (SP) Ação Integrada
19º CHESF (PE) Impressão Verde
20º CEMIG (MG) Sistema Siságua Cemig
21º Bauducco (SP) Projeto Aterro Zero
22º Braskem (BA) Sustentabilidade em TI
23º KINROSS Paracatu (MG) Curvas de Nível Verde para RAD
24º Precon Engenharia (MG) Solução Habitacional Precon
25º Samarco Mineração (ES) Gestão Adequada de Resíduos
26º Brasilprev (SP) Projetos de Vida na Ponta do Lápis
27º Shahini Ambiental (SP) Sustentabilidade na Escola
28º Instituto do Câncer (SP) Descarte de Medicamentos

Para conhecer o Ranking 2015 das outras modalidades, clique: 

Benchmarking Junior 
Benchmarking das Artes 
Benchmarking Pessoas 
Hackathon MAIS da Sustentabilidade 

Bench Day Edições passadas:
 botao_edicao_14_atual edicao_2013 edicao_2012 edicao_2011
 edicao_2010 edicao_2009 edicao_2008 edicao_2007
 edicao_2006 edicao_2005 edicao_2004 edicao_2003

louroverde2015_pSobre o programa Benchmarking Brasil:   

 Em 13 edições já realizadas, o Programa Benchmarking Brasil se consolidou como um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do país. Com uma metodologia estruturada, reconhecida pela ABNT,  e participação de especialistas de vários países, o Ranking Benchmarking define e reconhece os detentores das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil. O programa, além do Ranking congrega outras ações de fomento a sustentabilidade como publicações, banco digital de livre acesso, encontros técnicos, feiras e congressos, entre outros. 

Além de incentivar a busca da melhoria contínua e a adoção das boas práticas nas organizações, o Programa Benchmarking Brasil contribuiu ao longo destes 12 anos de forma efetiva com a construção de massa crítica em sustentabilidade no país. Em 2013, Benchmarking Brasil foi o grande vencedor (1º colocado) na categoria Humanidades do Prêmio von Martius de Sustentabilidade da Câmara de Comércio Brasil Alemanha. A 13o edição contou com o apoio institucional do Tribunal Regional Federal da 3a Região e o IAPMEI - Parcerias para o crescimento, de Portugal. 

 São Paulo, 03 de Julho de 2015 
 Assessoria de Imprensa 
benchmarkingbrasil.com.br 
(11) 3257-9660/  3729-9005

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Benchmarking Brasil presta homenagem a Paulo Nogueira Neto

O Programa Benchmarking Brasil se sente honrado em poder homenagear Dr. Paulo Nogueira Neto, que participou dos 3 volumes da coleção BenchMais, e esteve presente em várias edições do Bench Day. Este vídeo é uma forma singela de agradecer o apoio que ele sempre deu ao Benchmarking Brasil. Convidamos lideranças da área, que falaram da admiração e respeito pela trajetória deste grande brasileiro que nos enche de orgulho.